Aumento foi de 6% nas concessionárias para novos e seminovos; para 2019 expectativa é alta

O desejo do carro novo ou a troca por um veículo seminovo foi alcançado por muitas pessoas em Bento Gonçalves em 2018. O crescimento nas vendas em algumas concessionárias ficou próximo de 6% no acumulado de todo o último ano.

A compra de veículos superou as expectativas do setor no âmbito nacional. Em 2018, a projeção da inicial Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) indicava um crescimento de 13,7%. Porém, o avanço ficou em torno de 15%, num total próximo de 2,5 milhões de unidades.

Em Bento, apesar de números mais retraídos que no cenário nacional, a comercialização de veículos também alcançou bons resultados no acumulado de todo o ano. Algumas concessionárias ficaram próximo dos 6% no comparativo com 2017.

Para o gerente comercial de uma concessionária, Vanderlei Fraga, as intempéries ocorridas no último ano acabaram evitando um crescimento maior nas vendas. “A mexida na economia e a greve dos caminhoneiros acabou afetando principalmente no primeiro semestre. Mas houve uma recuperação e chegamos a um número de crescimento que entendemos como positivo. Entre novos e seminovos foram 981 veículos vendidos”, destaca.

Para esse ano, a projeção se mantém otimista, segundo Fraga. “Nós esperamos crescimento, inicia-se um ciclo de lançamento de veículos da marca e somado as investimentos que estamos realizando, as perspectivas são positivas tanto para novos quanto para seminovos”, projeta.
Otimismo também da Anfavea, que projeta altas para este ano de 11,4% nas vendas internas e 9% nas indústria. Se isso for confirmado, o mercado interno totalizará 2,86 milhões, contra as 2,56 milhões do ano passado, e a produção chegará a 3,14 milhões veículos, contra os 2,88 milhões de 2018.

Foto: Lucas Delgado/Arquivo