O cenário bento-gonçalvense ganhou um novo elemento. Há pouco mais de um mês, circula pelas vias da cidade um carro equipado com inúmeras câmeras, com a promessa de auxiliar os agentes de trânsito como também, na segurança da cidade, com a identificação de veículos em situação irregular. Durante esse período, o tecnológico carro não autuou ninguém, apenas fez registros fotográficos.

O veículo Fiat Mobi Way, entrou em circulação no dia 4 de fevereiro, sendo conduzido por fiscais de trânsito do município. Ele foi cedido em comodato para o Executivo durante o prazo de contrato com a Rek Parking, empresa que gerencia o estacionamento rotativo na cidade. Além de ser um aliado à fiscalização, ele é visto como um importante sistema de tecnologia que poderá contribuir com o Cercamento Eletrônico da Capital do Vinho.

O balanço preliminar repassado pela própria prefeitura mostra que após os 30 dias de circulação, veículo equipado registrou mais de 60 mil fotos. Porém, nenhuma notificação acabou sendo realizada pelos agentes de trânsito.

Inicialmente, o período de testes duraria em torno de duas semanas, servindo para a aferição das tecnologias acopladas no veículo. Porém, segundo o Secretário de Segurança, José Paulo Marinho, o tempo de adaptação se prolongou, o que explica o balanço desde sua implantação. “Este primeiro período está sendo de testes e de treinamento dos agentes que irão conduzir o veículo. E deixando bem claro que o carro não multa, ele apenas repassa a informação para central, de carros que estejam irregulares”, esclarece.

Marinho ainda reitera a importância e as funções do equipamento pelas ruas da cidade. “Em função do tipo de tecnologia empregada no veículo, ele pode servir também como uma importante ferramenta para os órgãos de segurança, já que é possível indicar a posição de veículos furtados, roubados, adulterados ou envolvidos em crimes, em determinada hora e local”, respalda.

Foto: Marina Telles/Reprodução