VAMOS FALAR DE SEGURANÇA?
O noticiário sobre a segurança pública brasileira é uma constante, não só na nossa imprensa como na do mundo todo. Recentemente, o Rio de Janeiro virou uma legítima praça de guerra, com a bandidagem tomando conta de tudo, fazendo arrastões, roubando e agredindo todas as pessoas que surgiam na sua frente. A marginalidade assumiu o controle graças a ineficiência fantástica do Estado Brasileiro (leia-se governos estaduais, municipais e federal), que vem crescendo há décadas, mais precisamente desde a inacreditável Constituição de 1988, elaborada por políticos – deputados federais e senadores -, muito deles desmascarados nos últimos 15 anos, mas que seguem usufruindo das benesses que se concederam na Constituição que fizeram sob peso e medida aos seus “interésses”.

E POR AQUI?
Sim, temos que falar dos nossos problemas de segurança. No Estado, faz tempo que a bandidagem age diuturnamente e impunemente. Mas, quero me reportar ao perigo em que a população está exposta, exatamente pela deficiência do Estado. A brigada militar e a polícia cível carecem, historicamente, de recursos materiais e, flagrantemente, de efetivo. Quantos brigadianos são necessários? E policiais civis? Obviamente bem mais do que “aspones”, “gepones” e “assessores fantasmas” que existem do Oiapoque ao Chuí. E o que dizer dos salários que eles recebem (sim, deixemos de lado o fato de até receberem parcelado), comparando ao de grande número de apaniguados pelos políticos de câmaras de vereadores, assembleias legislativas e do Congresso Nacional?

RIR É O MELHOR REMÉDIO?
O Brasil é o país da “piada pronta”, dizem alguns. E como contradizê-los diante de fatos como os ocorridos recentemente? Falo do roubo de CINCO MILHÕES DE DÓLARES, em dinheiro, no aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo. Então uma fortuna dessas, em papel-moeda, é transportada em avião que faz escala, SEM segurança alguma? Dá para acreditar que, em não mais de SEIS MINUTOS, um roubo dessas proporções seja realizado com tamanha facilidade? A cerca cortada – seis metros – não possuía sensores, algo que já havia sido recomendado. Mas, as informações dão conta de que existem mil câmeras de monitoramento, efetivo de 147 homens, divididos em 32 postos de segurança, e os portões para acesso de veículos são automatizados e equipados com dilaceradores de pneus, cancelas, confinamento de veículos e leitores de placas (OCR). Há, também, quartel da policia militar, civil e federal no terminal. Então, só nos resta rir, não? Ou questionar como ninguém viu esse roubo. Melhor rir!

E OS BANCOS?
A moda, agora, é detonar bancos. Sim, claro, isso vem acontecendo há muito tempo, mas, nesta sexta-feira, completou-se onze ataques, com explosivos, em nove dias. E a violência tem recrudescido. Não raro, a bandidagem faz esses assaltos com reféns, ou seja, a população está sendo submetida ao terrorismo (há outro nome para o que acontece?). Até os quero-queros do lindo gramado da Vinícola Miolo sabem que a segurança pública é dever do Estado, mas o que fazem os bancos, cujos lucros de bilhões de reais crescem anualmente, fruto de juros abusivos e tarifas que ultrapassam até mesmo os limites do bom senso? “Na dica di nada”! Sequer colocam seguranças armados durante a noite. Os assaltantes, que sabem muito bem da carência de policiais civis e militares nas pequenas cidades, agem como e quando querem. Até quando, senhores que têm o dever de resolver isso e dar segurança aos pagadores de impostos?

E NOS ESTÁDIOS?
Estamos em 2018, cercados de toda a tecnologia criada nestas últimas décadas. Computadores, internet, celulares, tudo à disposição da população. Quem não tem um celular (ou dois, ou mais) atualmente? Pois é, mas mesmo com tantas informações e seu imediatismo, setores da população continuam vivendo no tempo das cavernas. São elementos perigosos que convivem com a sociedade os protagonistas das verdadeiras batalhas que estão acontecendo dentro e fora dos estádios de futebol. Adversários de clubes se tornaram inimigos mortais, num esporte que deveria ser usado para criar amizades, para brincar com as flautas inteligentes. Afinal, que filhos estão sendo criados para o mundo? Creio que já é mais do que horas para se colocar um paradeiro nisso tudo. Como? Com outra Constituição, elaborada por pessoas não ligadas ao meio político.

Últimas

Primeira
O prefeito Guilherme Pasin será o palestrante da primeira reunião-jantar do CIC/BG. Será no dia 19 de março, às 19h30min. Certamente haverá casa lotada, tamanho é o interesse sobre o que Pasin terá para falar sobre 2017 e os planos para 2018;

Segunda
Pelo que se verifica, o exército não está sendo devidamente respeitado pela marginalidade no Rio de Janeiro. E dá para entender o porquê: nossas leis atuais não oferecem garantias às autoridades;

Terceira
Estudos mostram que grande parte das empresas brasileiras estão sendo alvo de ações criminosas. Funcionários estão sendo flagrados nessas ações. E havia quem pensasse que a bandidagem estava só no meio político!

Quarta
A Wine South América – Feira Internacional do Vinho – foi oficialmente lançada no dia 02 de março, no Bento Gonçalves Centro Empresarial, para representantes de entidades do setor, autoridades políticas, imprensa, além de importantes vinícolas. A primeira edição, que ocorre de 26 a 29 de setembro, será em Bento Gonçalves;

Quinta
Quem poderia imaginar? Teremos amanhã um grenal que decidirá se o Grêmio participará ou não das fases finais do ruralito. Ambos jogam com desfalques, mas o Inter estará de “sangue doce”, pois a responsabilidade é toda do Grêmio;

Sexta
Mas hoje, às 16 h, na Montanha dos Vinhedos, o Esportivo estreará em casa contra o Brasil, de Farroupilha. Vamos apoiar o nosso Esportivo?