É setembro… E mais uma vez as comemorações da semana da Pátria.

Todos os anos nesta semana, somos convidados a refletir sobre os temas em nível Nacional, Estadual e Municipal. O tema Municipal: “ VALORES, ALICERCE DE UM POVO”.

Vivemos numa sociedade que consegue acompanhar as transformações e as comunicações do mundo. Porém, tudo o que temos e somos, nos projeta em nível nacional para os quatro cantos do NOSSO BRASIL. Somos conhecidos, pela nossa cultura, que é nosso maior patrimônio. Somos também, valorizados pela nossa história. E, nos perguntamos: Porque somos um povo tão admirado pelo que somos e pelo que construímos?

Porque somos um povo de Valores, que foram alicerciados nos nossos antepassados e transmitidos a cada um de nós, através das nossas famílias.

“Os caminhos estão cheios de marcas. Por onde o ser humano passa, lá está um sinal de sua passagem. A história está repleta de registros. Ninguém é apenas mais um. A vida não se repete. Não é produção em série. É, e sempre será única e irrepetível.”

A nossa região, tem as marcas dos pioneiros. De várias nações, imigrantes ocuparão terras estranhas. Empreenderam caminhos, por vezes, sem volta. Desconhecendo outros habitantes, passaram a usufruir espaços geográficos, desenvolveram técnicas que garantiram o sustento. O desenvolvimento só acontece se houver envolvimento.

As dores também deixaram suas marcas nos caminhos da vida. Alguém, um dia, decidiu jogar sementes ao longo do caminho e as flores foram admiradas por todos. O mundo necessita de semeadores! No passado, os meios eram outros, mas a intensidade dos sentimentos desencadeava criatividade. Hoje, a paz deveria receber infinitas inscrições para recordar que alguns caminhos não tem volta.

“Hoje, a sociedade comete muitas injustiças contra idosos, que são “os depositários da sabedoria da vida, da História, da PÁTRIA e da família. Estamos habituados a cultura do descartável: “com os idosos se faz isso demasiadamente”. Devemos acabar com este habito de descartar e fazer um esforço para incluir nas nossas reflexões, os valores que formaram os alicerces do nosso povo.

Os jovens precisam contribuir para as grandes transformações sociais, culturais, estruturais e construir um mundo ético e justo. Isso não significa excluir idosos, pois eles podem transmitir sabedoria, memória, história e justiça.

Nesta semana vimos e assistimos diversas apresentações que demonstraram os valores da nossa terra.

Parabenizo a organização e a coordenação da Semana da Pátria, as Escolas, os Professores e os Alunos que participaram nas apresentações deste importante tema:

“VALORES, ALICERCE DE UM POVO”.