Doação de exemplares da obra ‘O livro do Capitel’, que possui versão sonora, foi feita para a Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG)

Histórias de fé e devoção, de momentos que marcam a trajetória de famílias de quatro municípios da nossa região. Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza estão contemplados na obra ‘O livro do Capitel’ e conta as narrativas que envolvem 113 capitéis destas quatro cidades. Foram meses de pesquisa de campo, conversas com moradores e encontros culturais para formatar este importante registro do patrimônio religioso de parte da Serra Gaúcha.

Organizado pelo jornalista Fabiano Mazzotti com a participação das professoras aposentadas Carmelina Ferrari, Leonides Ferrari, Loiva Carraro, Nelcy Ballista e Sueli Ferrari, o exemplar possui 280 páginas impressas. Além do exemplar físico, o trabalho conta com uma versão sonora, oferecendo acessibilidade de conteúdo a portadores de deficiência visual. Por isso, alguns livros foram entregues para a Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG), com o intuito de difundir este importante trabalho e dar acesso à cultura e à arte aos deficientes visuais, agregando, desta forma, ainda mais conhecimento à biblioteca da Associação.

De acordo com a presidente da entidade, Eloisa Morassutti, este será um importante recurso que trará resultados positivos para os participantes da Associação. “Tanto a instituição quanto seus usuários são beneficiados com a doação destas obras. Em primeiro lugar, por ter sua biblioteca enriquecida e segundo por terem acesso a uma obra tão interessante”, destaca.

Segundo ela, a entidade possui 140 usuários cadastrados e a biblioteca está à disposição para todos eles, inclusive de seus familiares e da própria comunidade para a retirada de livros. Além disso, ela destaca que o acesso dos deficientes visuais às obras literárias dá-se de duas formas, em braile e em versões em áudio, por isso a importância de obras como esta também serem difundidas em versões sonoras. “Considerando-se que a popularização da informática, com todos os seus recursos, facilitou muito a vida dos deficientes visuais, o método braile está quase em desuso. Assim, os áudio-livros substituíram as impressões deste formato, tornando mais presente o acesso à leitura para quem não enxerga”, avalia.

Um dos participantes da entidade é o Sr. Emídio Patussi. Ele foi o primeiro a retirar o livro para conhecer ainda mais a história da região. “Foi muito interessante conhecer um pouco mais dos capitéis dos municípios. Apesar de estar há muitos anos aqui em Bento, não conhecia estas histórias, então foi uma experiência bacana ouvir os depoimentos que compõem a trajetória destas cidades”, relata.

A ADVBG atua há mais de 30 anos no município e é uma importante ferramenta que tem por finalidade a habilitação, a reabilitação, a educação, a formação profissional e a plena inclusão social da pessoa com deficiência visual, bem como de crianças e adolescentes com deficiência visual associada a outras deficiências.

O livro

Na obra, os capitéis são revelados com fotografias, que apresentam o local onde estão inseridos e acompanhados por um texto que busca revelar as motivações para a existência de cada um. Pinto Bandeira destaca-se na obra, com 45 destas pequenas construções religiosas. Em Bento Gonçalves foram registrados 43. Monte Belo do Sul tem 13. Em Santa Tereza foram encontrados 12 capitéis.