Uma Feira do Livro não é feita somente para crianças, mas no lançamento da 32ª edição que iniciou na quarta-feira, 18, em Bento Gonçalves, elas estiveram presentes e foi possível perceber quem vai fazer deste, mais um evento de sucesso, cultura e muita literatura. Os olhinhos estavam atentos, as perguntas eram muito curiosas e a atenção estava toda voltada para o grupo teatral que apresentou seus personagens fantásticos na noite de abertura. Os livreiros garantem que, além da expectativa ser alta, a aposta nos pequenos é o que faz a Feira seguir em frente.

A cerimônia iniciou na Via Del Vino por volta das 18h, representantes municipais, artistas, escritores e o público em geral ocuparam as cadeiras que estavam em frente ao palco para prestigiar, logo de início, a apresentação do Coral Casa das Artes que precisou, inclusive, permanecer no cenário após um pedido de bis. No início, o hino de Bento Gonçalves fez os mais apaixonados pela cidade entoarem e cantarem junto aos coristas, após, músicas conhecidas do público e que passaram de geração para geração foram aplaudidas de pé. O roteiro apresentava patrono, escritor homenageado e deixava, por fim, a fala do Secretário de Cultura Evandro Soares agradecer em nome do Prefeito Municipal a oportunidade de fazer, pelos próximos dias, da Capital do Vinho a Capital da Leitura.

Um breve passeio pelas bancas dos livreiros e as pequenas mãos já folheavam os livros coloridos e cheios de textura. Nícolas de cinco anos, filho de uma escritora bento-gonçalvense respira literatura desde que nasceu. A mãe, Sabrina Dalbelo, tenta acrescentar na rotina dos filhos o hábito da leitura e do manuseio com os exemplares. “Diariamente antes de dormir, no momento em que estão mais relaxados, lemos algumas histórias. Temos este momento de prazer e de conhecimento implantado dentro de casa”, comenta a mãe.  A filha mais velha, Samantha, de oito anos, inclusive já tem seguido os passos de Sabrina e escreve poesias. Esta também é uma das maneiras de mostrar à juventude a importância da literatura, segundo ela. “Filhos que leem vieram de uma família em que pais são leitores, isso são hábitos que criamos neles e eu costumo, inclusive, incentivar os meus a arte da reciclagem, por meio de locação de obras na biblioteca da escola, afinal não precisamos comprar sempre um livro novo”, salienta.

Débora Cavalheiro e Salete Cibulski são vendedoras na banca Apolo Papeis e Presentes e garantem que este é o ano em que as crianças e os jovens irão dominar a Feira do Livro. “As obras estão cada vez mais sendo pensadas para eles. Acredito que por conta da tecnologia, os escritores e as editoras têm buscado novidades para que a leitura não se perca em meio às gerações”, comenta Débora. Já Salete assegura que na literatura infanto-juvenil os youtubers serão, novamente, os mais vendidos. “Felipe Neto e Kéfera estão no topo das paradas e somente em algumas horas de feira muitas pessoas já vieram buscar e conferir se estamos vendendo os lançamentos”, observa.

A pequena Alice Gasparin Sartur, de quatro anos, aprendeu com a mãe bióloga a gostar de bichos e é buscando os animais que ela vai atrás de livros. “Minha mãe me mostra esses bichinhos, eu conheço todos e gosta de ver eles aqui”, comenta.

Mas é claro que os adultos também tem espaço garantido na 32ª edição da Feira de Bento Gonçalves. Na Aquarela, Sirlene Gasperin Gava, aposta em boas leituras para que no futuro as pessoas não reclamem do Governo. “Sabemos que boas pessoas e bons pensamentos com pessoas inteligentes só existem por que por trás disso tudo existe educação e muita leitura. Com bons livros, podemos ensinar a população a votar melhor e não apenas reclamar da situação em que o País está”, observa.