Restam mais duas semanas ao motorista interessado em quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com descontos que podem chegar a 20,8%. O prazo termina no próximo dia 29, véspera do feriadão de Páscoa. Também nesse dia vence a terceira e última prestação, nos casos em que contribuinte optou por parcelar o imposto.

Encerrado o período com desconto sobre o valor do imposto, o calendário do IPVA ingressará na etapa de pagamento conforme o número final da placa do veículo. A partir do dia 2 de abril (final de placa nº 1), a cada semana haverá três vencimentos do IPVA. Essa fase se encerra no dia 23 de abril.

Até o momento, mais de 1,87 milhão de veículos já estão com o IPVA 2018 pago de maneira integral ou parcelado. Com isso, a arrecadação bruta superou a casa de R$ 1,2 bilhão, conforme levantamento da Receita Estadual. Metade desse valor é repassado automaticamente para as prefeituras, de acordo com o município de licenciamento. A expectativa é arrecadar R$ 2,63 bilhões com o tributo ao longo do ano.

Descontos

O desconto máximo definido para o mês de março compreende o abatimento de 1% sobre o valor do imposto e mais os benefícios dos programas do Bom Cidadão e do Bom Motorista. Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos, terão dedução de 15%; para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10%; e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%.

O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.