O som das hélices em movimento está prestes a voltar ao céu de Bento Gonçalves. De acordo com o Governo Municipal, terá início, na próxima semana, a última etapa de asfaltamento prevista para a pista do novo aeródromo da cidade. A fase prevê a conclusão das obras da área designada ao balizamento de aeronaves e a aplicação da terceira camada de malha asfáltica sobre a pista de pouso e decolagem.

Com investimento total de R$ 3,9 milhões, além da pavimentação das áreas de rolagem, o local também será munido de um terminal de passageiros, que será construído de forma temática, parcialmente cônica, fazendo alusão a Pipa Pórtico, um dos principais pontos turísticos da cidade. O aeroporto também contará com acesso aparte ao do atual aeroclube, pela rua Portugal e área para estacionamento de aeronaves.

Com a conclusão da terceira etapa de asfaltamento da pista, terão inicio os trabalhos de pintura e sinalização aeronáutica do local. Satisfeito com o andamento das obras até o momento, um dos idealizadores do projeto, o presidente do aeroclube de Bento Gonçalves, Flávio Savaris, acredita que até o final de outubro a escola de planadores, realocada temporariamente para o aeroclube de Veranópolis, além de voos particulares poderão voltar a serem realizados na pista. “Assim que concluirmos esta etapa, faremos a remoção dos obstáculos laterais e temos planos de pedir a liberação parcial da pista para a ANAC”, revela. Savaris ressalta que a forma de liberação da pista ainda está sendo estudada. Segundo ele, o projeto do terminal precisa ser adequado a legislação aeronáutica, por ficar a cerca de 90 metros da pista. “Vamos consultar o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), para enquadrar o projeto nas normas de aviação e posteriormente daremos início à fase licitatória”, afirma.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 7 de outubro.