Após um longo trabalho, os vencedores da 11ª edição da Tertúlia da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara foram divulgados neste domingo, 15. Na sexta-feira, 13, à noite, um espetáculo de dança, música e emoção tomou conta das dependências do Ginásio Municipal de Esportes que recebeu milhares de espectadores para conferir as 24 apresentações sobre temas ligados à Cultura Gaúcha. A programação integra oficialmente os Festejos Farroupilhas de Bento Gonçalves.

Após um árduo trabalho de avaliação da equipe de jurados, formada por Adiles Rodrigues de Freitas, Iraci Dalla Valle, Moacir Correa, Terciane Angela Luchese e Douglas Uilliam de Quadros da Silva, a turma 33M foi a grande vencedora do festival. Em seguida, vieram as turmas 31M (2º Lugar), 25M (3º Lugar), 22M (4º Lugar), 23M (5º Lugar) e 31N (6º Lugar).

Além das apresentações artísticas, o Projeto Tertúlia fomenta o desenvolvimento da cultura e da pesquisa. Afinal, antes das coreografias serem apresentadas na noite, em setembro, os alunos precisam desenvolver uma pesquisa teórica sobre os temas abordados e, após, apresentam oralmente aos avaliadores e a comunidade escolar.

Neste ano, os temas abordados nas apresentações foram: Base Aérea de Santa Maria; Imigração Italiana no Rio Grande do Sul; Velório e Suas Crenças; A Importância da Fotografia do Registro Histórico do RS; A Saga de Santos Dumond e o desbravamento dos céus do meu Sul; A importância do violão na música brasileira; Imigração espanhola no estado do Rio Grande do Sul; A lenda do Negrinho do Pastoreio; A influência da América Latina na música e dança gaúcha; Os símbolos da bandeira do RS; Dos indígenas as origens do gaúcho pampa; Casa a elétrica: Um símbolo da música gaúcha, Alambrador; Negrinho do Pastoreio e Boi Tatá; Primeiro batalhão ferroviário; O fogo e todos os seus significados; Fotografia; Herói gaúcho; Carreirada; Influência afrodescendente na cultura gaúcha; A inclusão da mulher da cultura gaúcha; Galpão Crioulo; Tropeiros; e O jogo do truco.

Confira a galeria de imagens das 24 apresentações.

Fotos e vídeo: Ranieri Moriggi