O que é a drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático – uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo – a trabalhar de forma mais acelerada.

Gânglios linfáticos

Os gânglios linfáticos, ou linfonodos, são encontrados em todo o corpo. Eles são parte importante do sistema imunológico. Sua função é ajudar o corpo a reconhecer e combater germes, infecções e outras substâncias estranhas. É para eles que a linfa recolhida dos vasos é direcionada para ser filtrada.
As áreas comuns em que os linfonodos podem ser sentidos, através da palpação, incluem:
– Virilha
– Axila
– Pescoço (existe uma cadeia de linfonodos de cada lado do pescoço)
– Abaixo da mandíbula e do queixo
– Atrás das orelhas
– Na parte posterior da cabeça

Objetivos da drenagem linfática

A função da drenagem linfática é retirar a linfa que fica acumulada entre as células. Com isso, há a diminuição de edemas e melhora da celulite. A dermatologista Daniela Landim, especialista em medicina estética, conta que o procedimento melhora também a circulação em geral, relaxa o corpo e combate a gordura localizada – uma vez que a massagem aumenta o metabolismo do local.

Como é feita a drenagem

Para que seja eficiente, a drenagem linfática deve ser feita sobre o trajeto dos vasos linfáticos, no sentido do gânglio linfático. Quando feita de forma manual, os movimentos são leves, com pressão em bracelete. Nas pernas, os movimentos são ascendentes: da perna até a fossa poplítea (parte posterior do joelho), da coxa até a virilha.
Na barriga o movimento deve ser feito até a virilha. A drenagem linfática pode ser feita com ajuda de aparelhos – mas não é tão eficiente quanto a manual, uma vez que o profissional consegue inspecionar a área a ser massageada e trabalhar mais as áreas mais necessitadas. Para que seja mais eficiente, recomenda-se que o profissional faça o esvaziamento dos gânglios linfático, com movimentos circulares no sentido horário, antes de drenar a linfa em sua direção.

Resultados da drenagem linfática

Os benefícios gerais da drenagem linfática, como a melhora de edema, podem ser sentidos imediatamente. “Já no caso da celulite, os resultados dependem de uma série de fatores, como alimentação, tabagismo, estresse, e do grau da celulite”, explica a dermatologista Daniela Landim. “É preciso antes mudar os hábitos que causam a retenção de líquidos”. Em quadros mais avançados, são necessárias mais sessões de drenagem linfática para que sejam vistos os resultados.
Não é necessária prescrição médica para fazer drenagem linfática, mas é recomendado consultar um dermatologista para verificar se a técnica está indicada e irá funcionar.

Contraindicações para o tratamento

A drenagem linfática está contraindicada para pessoas com infecção, risco vascular – insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão descompensada – e para pacientes que estejam usando alguns remédios específicos para o tratamento de quimioterapia.