Treinamento deste ano traz algumas novidades, como a localização do eleitor pelo nome social. Curso estará disponível até o dia 6 de outubro

 

Começou no dia 1º de agosto a etapa de capacitação a distância de mesários das Eleições 2018. Para esta edição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece 180 mil vagas, distribuídas entre mesários de diversos municípios, de acordo com as necessidades identificadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Disponível no Portal de Educação a distância do TSE, o curso foi desenvolvido e implementado pela Seção de Educação a Distância (SEAD) do Tribunal, unidade da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). O treinamento é baseado em conteúdo elaborado pelo Grupo de Trabalho – Materiais Instrucionais para Mesários (GT-Mesários).

Segundo a coordenadora de Educação e Desenvolvimento da SGP, Ana Cláudia Mendonça, o mesário que fará a capacitação a distância já recebeu do cartório eleitoral uma chave de inscrição e instruções para acessar o treinamento, que estará disponível até 6 de outubro, véspera do 1º turno das eleições.

A chefe da Seção de Educação a Distância do TSE, Mônica Simões, explica que o treinamento deste ano traz algumas novidades, como o registro do mesário pela urna no início e no fim da votação, a possibilidade de haver auditoria em tempo real em seções eleitorais sorteadas na véspera da eleição e a localização do eleitor pelo nome social, caso ele tenha solicitado a alteração no cadastro eleitoral.

“Realizar esse trabalho é desafiador pela sua abrangência e, ao mesmo tempo, traz muita satisfação, já que aproxima a equipe das atividades relacionadas com as eleições”, diz Mônica Simões.

Para a secretária de Gestão de Pessoas, Thayanne Fonseca, outro ponto importante do treinamento refere-se ao papel do mesário enquanto fiscal da transparência das eleições. “Uma das vias do boletim de urna é destinada ao presidente da seção eleitoral, para que ele possa comparar o resultado da sua seção com o resultado que a Justiça Eleitoral divulgará posteriormente no site do TSE”, ressalta.

Mais informações sobre o curso no Portal de Educação a distância do TSE.

Fonte: TSE