Participantes dos Coros de Canarinhos de diversos municípios da Serra Gaúcha participam de Curso de Férias em Bento

Três dias de muito aprendizado. Assim está sendo o X Curso de Férias de Música, promovido pela Arts Forts. A atividade reúne cerca de 60 crianças, com idades entre 8 e 18 anos, dos coros de Canarinhos de diversos municípios da Serra Gaúcha. A atividade, realizada da Fundação Casa das Artes, iniciou na quinta-feira, 1º de fevereiro e encerra hoje com audição musical.
Neste período, os alunos participam de diversas oficinas, como o laboratório coral, onde aprendem a técnica vocal, a fisiologia do aparelho respiratório, além de dicas de alimentação. A oficina de violão popular e teclado fica a cargo do professor Luan Kerne. Já o maestro Celso Fortes prepara os solistas dos grupos canarinhos.

Em cada dia, há uma palestra com temas diferenciados. Na quinta-feira, a coordenadora do coro Canarinhos do Cenecista, Marcia Stefenonn, falou sobre a importância da música na educação e da sua influência em sala de aula. Ontem foi a vez do professor Marcio Buzatto, bacharel da UFRGS em regência coral e professor da PUC, falar como ex menino cantor sobre os desafios e as renúncias para se tornar um solista, bem como as responsabilidades, compromissos e a importância de se tornar um profissional.

Hoje, a ex menina cantora de Farroupilha, Carol Gobatto, falará sobre a sua caminhada na vida artística até se tornar cantora lírica. Atualmente ela se apresenta em diversos lugares com o tenor Dirceu Pastore.

Esta pode ser considerada uma pré-temporada do canto coral dos Canarinhos. “Depois desta preparação, todos os coros voltam às atividades no mês de março, exceto o de Farroupilha, que já retornou”, explica o maestro Celso Fortes. Segundo ele, além das crianças e jovens que participam da programação, os coordenadores e presidentes de coros também se reúnem para realizar os planejamentos do ano. “Todas as apresentações, excursões e concertos são colocados no papel nestes três dias. Tudo é definido neste momento de integração, que é importante para os alunos aprenderem e não ficarem parados”, explica.

Para finalizar o curso, hoje, às 17h, será realizada uma audição na qual os estudantes cantarão uma música africana, uma de Mozart, além da entrega de certificados. “Também será um momento no qual um representante de cada coro fala sobre a sua experiência. É uma oportunidade para troca de informações, amadurecimento social, musical e cultural. Além disso, os participantes de outras cidades ficam hospedados na casa das crianças que cantam nos coros de Canarinhos de Bento, é uma oportunidade de fazer novas amizades”, pontua Fortes.

Quem desejar participar do Coro Canarinhos de Bento, as inscrições estão abertas e podem ser feitas pelos telefones (54) 99168.0384 (com o maestro Celso Fortes) e pelo (54) 99151.2644 (com o presidente do Instituto Musical dos Canarinhos de Bento Gonçalves, Roberto Martins da Silva).