O Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS) irá promover, neste sábado, 30 de agosto, um simulado em 57 municípios com votação biométrica. Na região, a simulação acontece nas cidades de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza e Bento Gonçalves.

Os testes ocorrerão entre 14h e 18h. Todos os eleitores estão convidados a participar. Os municípios em que o sistema será testado integraram a etapa de revisões do eleitorado realizada entre 2013 e 2014.

O Rio Grande do Sul possui, atualmente, cerca de 750 mil eleitores que já passaram pela coleta das digitais e da fotografia. O teste da votação biométrica, contando com eleitores reais, busca divulgar e popularizar o novo sistema de votação, que representa um incremento à segurança do processo eleitoral brasileiro. Entre os dias 1º e 6 de setembro, outras 29 localidades passarão pelo simulado.

Votação mista
No município de Bento Gonçalves, o simulado terá um ingrediente a mais, a votação mista. As urnas serão habilitadas tanto para votação biométrica quanto para a votação comum. Em Bento Gonçalves, há 5.570 eleitores com cadastro biométrico e outros 79 mil no sistema tradicional. O simulado ocorrerá no Dall’onder Grande Hotel. Além de Bento, apenas a capital catarinense, Florianópolis, terá sistema de votação semelhante em outubro.

Confira os locais:
Monte Belo do Sul: Escola Pedro Migliorini;
Pinto Bandeira: Prefeitura
Santa Tereza: Escola Padre Vicente Rodrigues
Bento Gonçalves: Dall’onder Grande Hotel