O Médico Rafael Loeblein, CRM 26273, foi convidado para palestrar no Congresso Nacional de Dermatologia do Conselho Brasileiro de Dermatologia (CBD). As Novidades no Transplante Capilar, apresentadas pelo profissional, trouxe novas informações e abordou os resultados nos dias de hoje. Atuando também em Bento Gonçalves, o médico resumiu os principais pontos discutidos durante a apresentação no que existe hoje em Transplante Capilar.

Como são os resultados possíveis hoje em dia?
Graças às novas técnicas disponíveis nos últimos anos, a cirurgia de transplante capilar hoje consegue trazer uma grande satisfação aos pacientes operados. Para se ter uma ideia, na técnica FUE hoje, os fios são retirados da área doadora (parte de trás e laterais da cabeça) com um punch de 0,8 mm. Ou seja, os fios de cabelo são retirados em unidades foliculares, sem precisar fazer o corte e sem cicatriz linear. Usando essa técnica em uma semana a área doadora já cicatrizou e fica imperceptível com o crescimento dos fios.

E o temido “cabelo de boneca ou tufos”?
Isso é coisa do passado. Há cinco anos colocavam-se os cabelos em orifícios feitos por agulhas e em tufos. Hoje os orifícios onde serão colocados os cabelos são feitos com uma lâmina safira. Essa não deixa nenhum tipo de cicatriz. Ao final da cirurgia já não se enxergam mais as aberturas.
Quanto aos tufos, hoje eles nem entrariam nos orifícios feitos pelas lâminas de safira. Então, depois de retirados da área doadora, os fios de cabelo são separados em unidades foliculares e então implantados um a um na região receptora.

Quanto tempo dura a cirurgia?
Como os fios são separados 1 a 1 e também colocados em unidades foliculares, o tempo de cirurgia é grande. Normalmente de 8 a 13 horas, isso com uma equipe de 6 a 12 pessoas, dependendo do tamanho da cirurgia.

E a anestesia?
Como a maior corte que o paciente vai ter é menor que um milímetro, usa-se anestesia local, semelhante a uma ida ao dentista. O paciente recebe apenas uma medicação para diminuir a ansiedade.

Quanto tempo para ter resultados?
Os cabelos transplantados começaram a crescer em três meses. Em seis meses metade já terá nascido. Em um ano atinge-se o resultado final.

Fonte: Dr. Rafael Loeblein