Serão 18 modalidades artísticas, divididas em dez palcos paralelos e mais de quatro mil competidores. A 32ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha promete surpreender e emocionar os mais de 60 mil expectadores que deverão passar pelo Parque da Oktoberfest durante os três dias de evento.

O evento, considerado o maior de arte amadora da América Latina tem por objetivo preservar, valorizar e divulgar as artes, tradição, usos e costumes do Rio Grande do Sul, além, é claro, de oportunizar um espaço para a divulgação da arte amadora gaúcha.

CTG Tiarayú, de Porto Alegre, venceu a principal modalidade do Festival. Foto: Reprodução

De acordo com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), responsável pela organização do Enart, a solenidade de abertura acontece às 19 horas de sexta-feira, 17, com apresentação especial do CTG Tiarayú, de Porto Alegre, vencedor das danças tradicionais gaúchas na edição de 2016. Já na sexta-feira iniciam as competições de danças tradicionais. O grande vencedor deve ser revelado na noite de domingo.  Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, a edição deste ano do evento deve ser uma dos maiores da história.

Novidade nesta edição

Conforme Callegaro, uma das novidades desta edição é a escolha de grupo de danças tradicionais mais popular por meio de aplicativo. A iniciativa dá continuidade ao processo de modernização do evento iniciado há dois anos, quando foi implantado o sistema de publicação, em telão, das notas dos grupos de danças tradicionais em tempo real.

Bento Gonçalves será representado nos concursos individuais

Três artistas de Bento conseguiram a classificação para a fase final. Eles representarão os CTGs Laço Velho e Paisanos da Tradição. São eles:

  • Violão – Everton Pessoa de Bairros – CTG Laço Velho
  • Gaita Piano – Leonardo Gustavo Rossatto – CTG Laço Velho
  • Causo – Claudir Schulz – CTG Paisanos da Tradição

Confira a apresentação que deu o título ao CTG Tiarayú no Enart 2016: