Quem utiliza o transporte coletivo urbano em Bento Gonçalves está tendo paciência. Isso porque, com a falta de combustíveis, as empresas Bento e Santo Antônio tiveram que reduzir suas linhas como medida para otimizar os serviços. Com isto, os horários de circulação dos itinerários ficam restritos das 5h30min às 8h30min, das 11h às 13h30min e das 16h 30min às 19h30min.

Por volta das 11h de terça-feira, 29, o Semanário foi até um dos terminais mais utilizados pelos bento- gonçalvenses. Mesmo sem estudantes, devido ao cancelamento das aulas, a concentração de pessoas chamava a atenção pela grande quantidade.

O aposentado Avelino Cabral, 72 anos, que pega o coletivo rotineiramente no ponto para ir até sua casa, no bairro São João, relata que em dias normais espera no máximo 20min. “Estou aqui há um bom tempo. Já perdi as contas. Quem vai pegar ônibus tem que trabalhar com a paciência”, disse.
Cabral ainda comenta que se fosse a pé, ele levaria cerca de 30min. Como passa tempo enquanto seu ônibus não vem, ele afirma tirar o tempo para fazer amizades e vibrar com a chegada dos ônibus. “Temos que aproveitar, nos distrair. Se tu vai pensar , o estresse toma conta”, relata.

Por fim , o apostando ressalta ser favorável as paralisações. “Tem que se ter um bom senso quanto aos reabastecimentos, mas eles estão no direito de lutar pelas reivindicações. Os combustíveis afetam a todos. Temos que mudar o Brasil”, destaca Cabral.