O temporal, acompanhado de descargas atmosféricas e fortes ventos, que atingem a área de concessão da RGE, desde o final da manhã dessa quinta-feira, 16 de outubro, provocaram grandes danos na rede elétrica da distribuidora e ocasionou interrupções no fornecimento de energia em todas a sua região de abastecimento. Na maioria dos casos registrados, durante estas condições climáticas adversas, ocorreram devido a quedas de árvores e materiais lançados na rede elétrica pelas rajadas de ventos de mais de 80 Km.

Logo aconteceram as primeiras interrupções, as equipes operacionais da distribuidora começaram a trabalhar no restabelecimento do serviço o mais rápido possível. Em locais de difícil acesso, como redes rurais, onde ocorreram problemas com quedas de árvores ou alagamento o atendimento está encontrando mais dificuldades. Eletricistas irão atuar no restabelecimento do fornecimento até que a situação esteja normalizada.

A concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em 264 cidades do Rio Grande do Sul, principalmente nas regiões norte e nordeste do Estado, neste momento está com cerca de 72 mil clientes com seu fornecimento de energia elétrica interrompido. As regiões mais impactadas estão localizadas nas regiões do Alto Uruguai (cidade polo Erechim), Planalto Central (cidade polo Passo Fundo), Nordeste Riograndense (cidade polo Lagoa Vermelha), Encosta Superior do Nordeste (cidade polo Nova Prata), Serra (cidade polo Caxias do Sul), Vale dos Vinhedos (cidade polo Bento Gonçalves) e Alto do Jacuí (cidade polo Cruz Alta).

A RGE esclarece que cerca de 2/3 do tempo em que os clientes ficaram sem energia correspondem a interrupções emergenciais, provocadas por fatores externos ao sistema elétrico, como os temporais (como quedas de árvores), colisões de veículos contra postes e objetos que atingem a rede – pipas, balões, lonas de outdoor e galhos de árvores, por exemplo. Queimadas e furtos de cabos são outros fatores que podem provocar tais desligamentos. O outro terço corresponde a desligamentos programados, informados previamente aos clientes, e organizados para que a empresa possa executar obras de melhoria na rede elétrica, tornando-a cada vez mais confiável.

Contatos para informar problemas:

Os clientes devem realizar contato através do número: 0800 970 0900.
Outra forma de contato é através do SMS. Acompanhe o procedimento abaixo:
Envie um Torpedo / SMS para RGE.
Envie uma mensagem com a palavra LUZ e SEU NUMERO CONOSCO (unidade consumidora) para o número 27350. Em seguida você receberá uma mensagem de retorno com o protocolo de atendimento e a confirmação da sua solicitação ou nova orientação para contato com a RGE. Este serviço é gratuito e está disponível 24 horas. Importante lembrar: O número da UC aparece em destaque no canto superior direito da conta de energia. Este serviço está disponível somente para registro de falta de energia. Serviço habilitado para receber mensagens de todas as operadoras de telefonia, mediante disponibilidade das mesmas.