Forte chuva de segunda-feira, 11, deixou casas destelhadas, postes e árvores caídas em vários pontos do município

Foi rápido, mas o temporal que atingiu Bento Gonçalves no final da tarde de segunda-feira, 11, trouxe muitos prejuízos em diversos bairros da cidade. De acordo com o levantamento da Defesa Civil do município, aproximadamente cinquenta casas foram destelhadas, cerca de vinte postes e mais de cem árvores caíram. Alagamentos foram registrados em diferentes pontos da cidade, devido às bocas de lobo não suportarem a forte enxurrada de água que caiu em pouco tempo.

Um dos locais onde a chuva fez estragos foi no bairro Licorsul, entre as ruas Giovani Grando Filho e Cavalheiro José Farina, onde recentemente ocorreu um incêndio que deixou três empresas destruídas. Com o temporal de segunda-feira, 11, a parada de ônibus do local ficou completamente destruída.

A aposentada Lucia Valentini, moradora da região, relata que esse é o segundo susto que os vizinhos levam. “Primeiro foi com o fogo, agora com a chuva, sorte que não tinha ninguém na parada de ônibus no momento do temporal”, conta Valentini.
Observando os estragos que a chuva causou, o também morador do Licorsul, Domingo Novelo, torce para que o tempo acalme nos próximos dias. “O vento derrubou tudo, não sobrou nada da parada de ônibus, o prejuízo é grande demais, a gente se assusta”, relata Novelo.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que, apesar da grande quantidade de árvores caídas na BR-470, todas já foram retiradas, assim como, as do trecho do município de Veranópolis. Ainda de acordo com a PRF, não há registro de bloqueios nas estradas, mas é preciso dirigir com atenção, pois ainda pode haver sujeiras nas pistas.
A Defesa Civil relatou que a maioria dos problemas ocasionados pela chuva já estão solucionados. Segunda-feira, 11, foi prestado auxílio de urgência com colocação de lonas e, na terça-feira, 12, o trabalho é concentrado na recuperação das casas com brasilit e limpeza da cidade.

Texto escrito por: Suellen Krieger