As oscilações de temperatura no inverno causaram grandes prejuízos para os agricultores de Bento Gonçalves e Pinto Bandeira. Na região, a produção de pêssego foi a mais afetada e os produtores estimam que aproximadamente 80% foram perdidos com as geadas e com as mudanças repentinas no clima.

Alexandre Frozza, engenheiro agrônomo da Emater de Pinto Bandeira, afirma que as principais variedades de pêssego atingidas foram a chimarrita e a premier. “Tivemos uma geada muito forte no dia 14 de agosto. Naquela fase, a árvore estava iniciando seu desenvolvimento e queimou a fruta. As variedades também foram prejudicadas no período do raleio, que é a retirada de parte das frutas verdes no início do crescimento, permitindo um melhor desenvolvimento das mesmas”, explica.

Mas Frozza também afirma que não é só a geada que causa estragos na produção. Segundo o técnico, a mudança brusca de temperatura é outro fator que prejudica a planta. “Tivemos um inverno com poucas horas frias e as semanas com dias quentes anteciparam a floração. A planta, então, estava num período muito sensível e, com a massa de ar frio que derrubou a temperatura, acabou queimando”, diz.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 10 de setembro.