TEM QUE SER ASSIM?
Por incrível que possa parecer, houve um tempo – e nem tão remoto assim – em que as eleições eram uma disputa por eleitores oferecendo a “melhor proposta”. Bons tempos aqueles! Com o advento da internet e das redes sociais, criou-se um campo imenso para que a estupidez, a idiotice, a irresponsabilidade, o ódio gratuito, a intolerância e tudo o mais que pode brotar de um ser humano “sem noção”, sem cultura, sem educação pode expressar. Não se permite mais que existam “adversários”, mas criou-se o “inimigo a ser abatido” e com quanto mais sofrimento, agressões, mentiras, calúnias, difamações e tudo o mais que as mentes doentes que se proliferam possam imaginar.

MERECEMOS ISSO TUDO?
Mas, certamente, há muitos que usam as redes sociais que são dotados de bom senso, são gentes verdadeiramente “do bem” e “de bem”. São pessoas que possuem inteligência e cultura suficiente para receber “fake news” e fazer a devida checagem na veracidade do que recebem, ANTES de repassar aos seus grupos de relacionamentos. Já outras, as “sem noção”, “inocentes úteis” e, mesmo, mal-intencionadas, não hesitam em não só repassar, mas até tecer seus absurdos comentários “abalizados” a respeito. A pergunta que não quer calar é, pois: Nós, pessoas de bom senso e desprovidas desse tipo de sentimentos, merecemos receber em nossos computadores, tablets ou celulares tamanhas demonstrações cabais de falta de “flagrômetro”? A resposta é óbvia. Mas, o pior é que ainda teremos um segundo turno pela frente.

AS URNAS ELETRÔNICAS
Será que teremos que ouvir falar muito, ainda, sobre “fraudes nas urnas eletrônicas”? Já foram feitos todos os tipos de testes possíveis; investigações exaustivas; pronunciamentos de pessoas de reconhecida ética, moral e caráter ilibado. Mas, ainda surgem alguns que “têm certeza de fraudes” e até narram fatos que “vivenciaram”, “testemunharam” ou ouviram “pessoas amigas” que “comprovaram” fraudes. Obviamente, as urnas, como TODO e qualquer equipamento eletrônico, pode dar problemas. Várias deram, mas foram substituídas ou consertadas e isso em percentual ínfimo. Mas, é mais fácil colocar em dúvidas as urnas do que aceitar seus resultados. Os perdedores só admitem derrotas se “houve fraude”. Afinal, que Brasil é esse? Mas, claro, duvidar é um direito de qualquer um. Mentir ou inventar, não!

E AGORA, O QUE VIRÁ?
Como todas as “desacreditadas” pesquisas apontaram, teremos segundo turno na eleição presidencial. Aqui, no Estado, ninguém duvidava do segundo turno. Mas, diante dessa nova polarização – PT e ANTIPT -, o que virá? Qual o futuro que teremos? O que queremos é, certamente, diferente! Como esta Coluna é de “opinião”, não me furtarei a dá-la: Aposto que NADA MUDARÁ! Ganhe um ou outro, ele terá que se submeter à vontade e “interésses” do Congresso Nacional. PP (ex-ARENA) e MDB (que depois mudou para PMDB e agora voltou a ser MDB) continuarão a serem os “aliados de primeira hora”, como foram desde os governos militares a partir de 1964? Sarney os teve; Collor hesitou e foi deposto; Itamar “fechou” e ganhou o cargo; fhc os teve como “amigos íntimos”, da mesma forma que Lula e Dilma. Temer é do núcleo pior do partido. Como qualquer dos presidenciáveis administrará esses eternos “membros ativos do poder”? A conferir!

E AQUI, EM BENTO?
Pois é, deu o que até os urubus que sobrevoam os edifícios da área centram estavam “carecas de saber”: NENHUM dos candidatos à deputação conseguiu se eleger. Óbvio-ululante, escancarado há mais de três décadas. Como sempre, os “interésses” político-partidários se sobrepôs aos da população. Se o povo de Bento Gonçalves “merecesse” um pouco de respeito desses partidos e lhe fossem oferecidos DOIS candidatos – deputado estadual e federal – a probabilidade de eleição de ambos seria ampla. E o que dizer do expressivo número de votos obtidos por candidatos de fora, muitos dos quais nada fizeram por Bento Gonçalves? Ah, disseram que há muita gente de fora que veio morar aqui. Mas, se moram e trabalham aqui, vivem aqui, o que faltou para que votassem em candidatos daqui? Alguém pode responder?

AMPLIA-SE O NÚMERO!
INCRÍVEL! Mesmo com a constante divulgação das ações do Ministério Público, Polícia Federal e da Justiça Federal contra a roubalheira que assola o Brasil (desde 1964, diga-se, mas que não era divulgada), ainda se multiplica o número de ladrões, corruptos, corruptores, sonegadores, receptadores de roubos, traficantes, etc. O grande questionamento que deve ser feito e, claro, respondido por quem de direito é: POR QUE A ROUBALHEIRA CONTINUA? De minha parte, respondo o que penso: A IMPUNIDADE! Essa corja sabe muito bem que as penas, diminutas, raramente são cumpridas e, mesmo, raramente são aplicadas. Isso mudará algum dia? A conferir!

ÚLTIMAS 

Primeira:
Agora foram cigarros que resultaram na prisão de contrabandistas. Mas, por que existem contrabandos? Simples: porque existem os que COMPRAM esses produtos;

Segunda:
E o que dizer da ação das autoridades na prefeitura de Bagé, onde a licitação da coleta de lixo teria sido fraudada? Cabe a pergunta: Mas, SÓ em Bagé?

Terceira:
E as fraudes no Bolsa Família? Nas obras públicas? Na previdência social? Nos Fundos de Pensão de funcionários públicos? Enfim, em que setor da área pública não há fraudes?

Quarta:
Será mesmo que além do PT, PP, PMDB e outros, gente carimbada do PSDB será processada, condenada e presa? Os titulares do governo paulista serão investigados ou só serão os subalternos? É esperar para ver!

Quinta:
E segue o “baile” na Bolsa de Valores e na cotação do Dólar! Os riquinhos do Brasil e do mundo continuam dando as cartas e jogando de mão;

Sexta:
Eles continuam tomando o dinheiro do País e dos incautos que acreditam no “senhor mercado”, que nada mais é de um imenso cassino. E continuará assim até que parem de valorizar esse “brincar de ganhar dinheiro” que eles promovem;

Sétima:
E o que dizer das bobagens sobre “comunismo” e “capitalismo”? Bastaria pensar um pouquinho para ver que NUNCA houve nem haverá qualquer dessas coisas por aqui;

Oitava:
Esse Brasileirão é uma caixinha de surpresas, mesmo. O Grêmio já abriu mão dele, na prática, há muito tempo, pela Libertadores. O Inter quer porque quer conquistá-lo. Mas, estão fazendo por merecer?