Raio-X da educação básica colocou o município em evolução; porém déficit ainda é recorrente e afeta os berçários.

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) apresentou na última semana mais uma vez um mapeamento referente a educação infantil, englobando todas as regiões e cidades com dados de 2017, em apontamento denominado como Radiografia da Educação Infantil. Bento Gonçalves apresenta índices positivos, mesmo que ainda tenha lacunas a serem preenchidas no setor.

O estudo levou em conta o atendimento de crianças de 0 a 5 anos em creche e pré-escola. Para as de 0 a 3 anos, a Capital do Vinho, segundo o estudo, tem uma taxa de atendimento de 60,22%. Já na pré-escola, o crescimento de 2016 para o ano passado foi de 9,79%, alcançando 112,43%.
Ainda de acordo com o estudo, o município apresenta evolução nas matrículas nas creches, 1380 e pré-escola, 2090. Assim como, na abertura de turmas e vagas para docentes.

Porém, na abertura de creches o número se manteve igual, enquanto de pré-escolas caiu de 38 para 36. No geral, Bento após três anos consecutivos em 97º lugar, agora passou para a 95º colocação. Apesar da posição, o estudo mostra que na média na taxa de atendimento de 0 a 5 anos, Bento tem crescimento superior ao do Estado.

A secretária de educação, Iraci Luchese Vasques, avaliou a pesquisa do TCE. “Recebemos elogios principalmente da taxa de 4 e 5 anos que temos o atendimento de 100% com a seção de uso na escola estadual. E nos dá orgulho, pois temos números superior ao previsto no Plano Municipal de Educação que encerra em 2024. Mas vamos buscar atender à todos, estamos tentando fazer o melhor para seguir evoluindo”, valoriza.

Déficit se mantém em 2018

Iraci informou à reportagem que o excedente na educação infantil no município encerrou o ano com 413 alunos. “Infelizmente é um déficit recorrente nos últimos anos. Bento recebe oito famílias semanalmente, o que gera procura por vagas. Estamos nos organizando para atender à todos”, observa.

Sobre a abertura de novas creches e por consequência, mais vagas nas creches, a secretária ressalta que para 2019 isso deve acontecer, mas que o problema deve se manter. “As duas unidades de creches da Santa Fé e a Bertolini, estão em processo de finalização. Os móveis já foram adquiridos e em colocação. Temos como projeção de abertura uma em fevereiro e a outra março de 2019. As duas juntas estarão prontas para atender 240 crianças, 120 em cada unidade. Infelizmente mesmo com essas novas escolas, vamos seguir tendo falta de vagas”, relata.