O fim do ano está próximo e os hotéis já estão trabalhando com a reserva dos espaços para a realização das festas de confraternização e a reunião de famílias que querem aproveitar o feriado para descansar e conhecer novos lugares. Para Bento Gonçalves, os turistas já estão preparados e começaram a procurar seus locais, tanto que, segundo o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH/BG), a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas é de 60% até a metade do mês de novembro.

O impacto que a vinda de turistas para Bento Gonçalves causará na economia do município, a diretora executiva do SEGH/BG, Marcia Ferronato, garante que ainda não é possível contabilizar. “Mas já temos a certeza que o turismo vem minimizando os abalos criados pela crise econômica em Bento Gonçalves e essa será uma forma de revertes as dificuldades que são enfrentadas por cidades e também com lojistas e empreendedores”, comenta.

As atrações são alguns dos motivos que trazem visitantes para o município. Marcia garante que todos os roteiros de Bento Gonçalves e também a Maria Fumaça são muito procurados. “Claro que pelo tempo de existência, o Caminhos de Pedras e o Vale dos Vinhedos são os que primeiro os turistas visitam, após eles passam a desbravar o Vale do Rio das Antas, as Cantinas Históricas e os Encantos da Eulália, sem falar dos atrativos de Pinto Bandeira e Garibaldi que possuem atrações para diferentes idades e gostos. Opções não faltam principalmente com programações especiais para a data que estão sendo planejadas pelos hotéis que farão jantares especiais e festas de final de ano”, finaliza a diretora executiva.


Planejar em cima da hora pode sair caro

  1. Os especialistas recomendam sempre colocar todos os gastos no papel. A viagem de avião pode ser mais vantajosa, principalmente quando o trajeto é longo. O carro demanda vários gastos, como pedágios, revisão, gasolina e possíveis manutenções. Por isso, o ideal é fazer um planejamento prévio. Na reta final, é necessário poupar o máximo e aproveitar qualquer gratificação extra, como décimo terceiro salário e férias.
  2. Definidos esses itens, o consumidor precisa estimar, principalmente, os custos do transporte e de hospedagem. Mas vale lembrar que despesas com alimentação, deslocamento no destino, ingressos de passeios e presentes para familiares e amigos também têm peso significativo.
  3. Uma alternativa é repartir os custos da viagem com amigos. Segundo especialistas, além de pesquisar locais mais em conta, a pessoa pode convidar amigos para dividir o aluguel de uma casa ou apartamento.