O Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) e Departamento de Cardiologia do Hospital Tacchini estão selecionando pacientes que apresentem intolerância a estatinas a participar de um estudo clínico com medicação inovadora, o ácido bempedoico. Cada voluntário continuará sendo acompanhado pelo seu médico paralelamente aos procedimentos do estudo.

Diferentemente das estatinas, o ácido bempedoico não inibe a síntese do colesterol no tecido muscular e, portanto, os eventos adversos musculares negativos, associados ao uso de estatinas, parecem ser evitados com o uso do ácido bempedoico.

O estudo clínico do ITPS é desenvolvido simultaneamente com outros 1200 centros de saúde em 32 países, sendo coordenado pelo laboratório farmacêutico americano Esperion.

Podem participar do estudo clínico, pacientes com os seguintes relatos:
– Intolerância a duas ou mais estatinas, uma em dose baixa, em que houve melhora com a descontinuação da terapia;
– Histórico de doença arterial coronariana, ou doença arterial periférica sintomática, ou doença aterosclerótica cerebrovascular ou alto risco de doença cardiovascular;
– Portador de diabetes tipo 1 ou 2, com idade maior que 65 (mulheres) ou mais que 60 anos (homens);
– Ter idade entre 18 e 85 anos.

No Tacchini, o estudo clínico está sendo realizado pelo médico cardiologista Dr. Ricardo De Gasperi, tendo a coordenação da gerente do ITPS, Dra. Juliana Giacomazzi. Participam ainda a médica Ana Paula Boscato, como co-investigadora e a analista de pesquisa, Samanta da Costa.

Informações no Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde, na rua General Osório, 235 – subsolo 2, Centro de Bento Telefone para contato, 54 3455-4333, ramal 1125 e e-mail [email protected].