Os agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) do Presídio Estadual de Bento Gonçalves (PEBG) receberam na manhã de quinta-feira, 10 de novembro, dois kits de dispositivos elétricos incapacitantes (Sparks) para auxiliar na segurança do presídio. O pedido foi encaminhado junto ao Conselho de Segurança Pública (Consepro) de Bento Gonçalves e a verba obtida por meio de doações da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Garibaldi. A entrega dos equipamentos ocorreu no Fórum de Bento Gonçalves.

A entrega foi feita pelo juiz de direito da Comarca de Garibaldi, Gerson Martins da Silva, que comentou a importância da aquisição dos equipamentos. “Esperamos que seja mais um item para servir a comunidade, já que essa é a intenção do Poder Judiciário”, destaca o magistrado.

O pedido, protocolado há cerca de seis meses, foi feito pela Susepe pelo projeto de auxílio ao Poder Judiciário, por intermédio do Consepro. O pedido foi atendido e a verba levantada pela VEC de Garibaldi. Os dois equipamentos têm custo total de R$ 8,4 mil, e já ficam a disposição dos agentes penitenciários do Presídio de Bento.

Os dispositivos incapacitantes ficam a disposição das forças de segurança para a necessidade de eventual emprego de uma arma com menor potencial ofensivo. Os equipamentos obedecem a Portaria Interministerial nº 4226, de 31 de dezembro de 2010, que estabelece as diretrizes sobre o emprego de uso da força por parte de agentes de segurança pública.