A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) segue aguardando a liberação dos equipamentos de segurança utilizados nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que serão destinados aos 26 estados da federação e ao Distrito Federal. Para o Rio Grande do Sul, serão 83 itens no total. O valor dos equipamentos destinados ao Estado supera os R$ 2,1 milhões. São 2o equipamentos de raios-X, 40 portais e 23 detectores manuais ou raquetes.

No país, serão mais de R$ 44 milhões em equipamentos do gênero distribuídos nas penitenciárias brasileiras. Os equipamentos foram adquiridos pelo Ministério da Justiça, e a responsabilidade pela destinação para os estados é do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

De acordo com a assessoria de comunicação da Susepe em Porto Alegre, o órgão já recebeu 15 portais, 15 raios-X de esteira medindo 60cmx40cm e mais um de 100cmx100cm. Os demais equipamentos (banquetas e raquetes) ainda precisam ser liberados pelo governo federal, para que possam ser encaminhados para o órgão, que só então fará a distribuição dos itens conforme a necessidade de cada Delegacia Penitenciária Regional (DPR). A expectativa é que todas as DPRs sejam contempladas com equipamentos.

De acordo com o delegado da 7ª Delegacia Penitenciária Regional, sediada em Caxias do Sul, Roniewerton Pacheco Fernandes, a região ainda não foi contemplada com os equipamentos de segurança utilizados nos jogos do Rio de Janeiro. No entanto, a expectativa é de que isso aconteça até o final do ano. “Os itens estão em via de destinação. A questão do repasse depende também do Governo Federal”, explica o delegado.

Sobre os entraves burocráticos, Fernandes acredita que a demora se deva em função da catalogação dos equipamentos por parte do Depen, que é feito antes de cada repasse para os estados. “Tudo depende dos trâmites administrativos, que não são responsabilidade do governo do Estado”, afirma.

Sobre a possibilidade de o Presídio Estadual de Bento Gonçalves (PEBG) receber alguns dos itens, ele afirma que é preciso aguardar que cheguem para a 7ª DPR. Quando isso ocorrer, será feita uma análise das necessidades de cada uma das casas prisionais cobertas pela região e, só então, serão feitas as distribuições. Em 2014, o Presídio de Bento recebeu equipamentos que haviam sido utilizados na Copa do Mundo do Brasil, também como legado dos Grandes Eventos para a segurança pública do país.

Para a Susepe, o acréscimo desses equipamentos para os presídios dos estados são importantes, já que as revistas íntimas foram banidas por ordem judicial. Não há previsão para que os demais itens sejam destinados.