Após solicitação dos vereadores Everson Kirch e Maria Rosalia Freitag Cousseau, o superintende do Tacchini Sistema Integrado, Hilton Roese Mancio e o conselheiro do Hospital São Roque, Marcos Antonio Grespan, estiveram na Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa para falar sobre o futuro da casa de saúde barbosense.

Durante a explanação, o superintendente apresentou índices em relação aos atendimentos, exames, cirurgias e partos realizados pelo hospital, os quais têm se mantido estáveis. Mancio falou ainda sobre a regionalização dos partos, uma estratégia do Estado, que deve impactar os hospitais que não chegam a realizar 365 partos anuais, devendo dessa forma, transferir esses procedimentos a outros hospitais da região, que possam oferecer melhor estrutura. Com isso, relatou os esforços para manter a realização de partos em Carlos Barbosa.

De acordo com Mancio, há intenção de ampliação dos serviços em geriatria e clínica psicológica, devido aos indicadores, que mostram aumento das ocorrências de doenças crônicas e psicológicas na população idosa.

Questionado sobre um possível fechamento do hospital em Carlos Barbosa, o conselheiro afirmou que a situação nunca esteve em pauta nas reuniões com a direção. “A interlocução da comunidade com a direção do hospital, se constitui na principal função da comissão”, explica Grespan.