A partida era válida por uma competição nacional, o Super13, mas a cara de clássico gaúcho não poderia fugir de Farrapos e Charrua, na tarde chuvosa de sábado, 7 de setembro, no Estádio da Montanha. O fator casa, melhor entrosamento e porque não, qualidade do time bento-gonçalvense fizeram a diferença para o resultado final, de vitória por 17 a 5.

O equilíbrio já era esperado e assim que a primeira vez que a bola oval entrou em jogo, isso pôde ser visto. Cada disputa era intensa e exigia dos jogadores em campo muito fisicamente e psicologicamente, ainda mais em um gramado com bastante lama.

Os visitantes souberam fechar bem sua defesa nos primeiros momentos do jogo, impondo ao Farrapos dificuldades. Até que Pardal apareceu para conquistar o primeiro try para o time da casa: 5 a 0. Pouco depois, Facundo Flores fez toda a jogada e a bola sobrou para Bruno Gutierrez anotar o segundo try da tarde e ampliar o placar para o Farrapos: 10 a 0.

Este foi o primeiro ponto anotado pelo argentino com a camisa do Farrapos. O jogador que havia assinado na semana da estreia do time no Super13.
Após o intervalo, o time de Bento não diminuiu o ritmo e partiu com tudo para definir o jogo. E assim o fez, primeiro com Angelo Marcucci, que na raça superou a defesa do Charrua e anotou o terceiro try do jogo. Com Facundo Flores sendo eficaz na conversão, o Farrapos chegou aos 17 a 0.

O time da capital que vinha sendo eficiente na defesa, no final, conseguiram bons ataques e graças a Banana, descontaram com um try, levando o jogo para 17 a 5. Porém, o tempo curto, fez com que a reação não fosse possível, concretizando assim, mais uma estreia vitoriosa do Farrapos no torneio nacional, na busca do título inédito.

O próximo compromisso do time de Bento Gonçalves na principal divisão do campeonato nacional está marcado para o próximo sábado, 17, em Florianópolis, contra o Desterro. Os catarinenses que derrotaram o Serra Gaúcha Rugby, em Caxias do Sul.