Estar solteira já foi até motivo de (self)bullying para mim. Estive muito próxima a pessoas que acham que ser solteiro é algum tipo de doença e que estar em um relacionamento é algo superior a ficar sozinho. Foi um sentimento inicial de decadência, pensei que estava quase na idade de ser uma mulher bem sucedida, ter filhos e uma família.
Algumas pessoas ainda me questionam, do porque eu estou solteira, há “tanto” tempo. É como se estivessem procurando uma psicopata que não vive em sociedade.
Já perdi a conta de quantas pessoas conheço que permanecem em relacionamentos ou entram apenas para não ficarem sozinhos. Qual o problema? Você não gosta de si mesmo? Pois deveria! É praticamente impossível que outras pessoas queiram ficar com você se nem você mesmo gosta de sua própria companhia.
Escolher não ficar com alguém só porque estava na idade, ou porque meus amigos estavam comprometidos, ou por carência, me tornou outra pessoa completamente diferente. Hoje agradeço por todas as desilusões, pois sem elas eu certamente teria entrado em vários barcos furados. Sozinha aprendi que sou suficiente, mas que não preciso me isolar. Se fosse tão anormal, a gente já viria de parzinho no parto, não é? Mas a gente nasce sozinho e morre sozinho. E nem por isso devemos ficar sozinhos no mundo, o que acho é que temos que ficar perto de pessoas que nos fazem bem de verdade.
Se não estiver sendo bom consigo mesmo, é hora de parar de fazer isso. Ame-se! Trate-se com carinho e respeito. Se você quer um relacionamento de qualidade com uma pessoa que irá tratá-lo bem, você precisa começar a fazê-lo sozinho.
O que você espera de alguém em um relacionamento? Como você imagina essas qualidades? Agora, pergunte-se:

Você namoraria consigo mesmo?

Essa pergunta quem me faz é minha coach. E a primeira vez que ela fez, fiquei assustada, porque se eu parasse para pensar, a resposta seria não. Muitas vezes, pessoas ficam com outras como uma fuga, uma fuga de si mesmas, já que em um relacionamento o foco pode ser todo direcionado ao outro. Mas o quanto você realmente se conhece? Ser solteiro é um tempo precioso que pode ser usado para realmente se conhecer e se amar. Torne-se mais interessante para si mesmo e, consequentemente, será para o outro.
Não estou fechada para ninguém, não são planos meus não ter ninguém. Mas e se não encontrar? Pelo menos, disso sei que não morro. Tenho minhas regras, minhas manias, meus gostos. Sei trocar chuveiro, carregar sacolas do mercado, fechar o zíper do meu vestido. Não existe perfeição ou a pessoa ideal, existem pessoas imperfeitas que lutam para conviver com suas diferenças e se transformar juntas, para melhor. Problemas já tenho que chega! Se é para ficar junto, é para somar.