Equipe de Bento Gonçalves viaja para Santa Cruz do Sul, cidade na qual enfrentará rival pelo Grupo 5 do torneio


Este ano repetirá, em alguns aspectos, a temporada de 2016: eliminado na primeira fase do Campeonato Gaúcho, o Bento Gonçalves Snakes iniciará a jornada na Liga Nacional de Futebol Americano (LNFA) contra o Santa Cruz Chacais amanhã, 8 de julho, no período da tarde. Desta vez, porém, a partida terá dois times agora experientes em competições a nível nacional.

Assim como dois anos atrás, o confronto será realizado no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul, território dos Azuis. Se aquele ano significou a primeira participação em torneios de futebol americano com equipamentos por parte do Snakes, dessa vez, a equipe ruma para a sua terceira participação em sequência da LNFA.

A primeira aparição pela Liga será justamente contra um velho conhecido. Snakes e Chacais se enfrentaram em outras quatro oportunidades — todas vencidas pelo time da cidade de colonização alemã. Mesmo com a vantagem histórica para os santa-cruzenses, os resultados sempre foram apertados: a maior diferença de pontos dentro de uma partida foi de apenas 10 pontos, em 2017.

Em março os times se encontraram no Estádio da Montanha na abertura do Gaúcho de Futebol Americano. No grupo mais equilibrado, este confronto por si só já poderia servir de balizador, já que quem fosse derrotado estaria em má situação. E assim foi: passaram de fase Santa Cruz Chacais, que ganhou por 15×10 em jogo equilibrado até o fim, e o Porto Alegre Gorillas, que viria ser o vice-campeão estadual em 1º de julho, quando fora derrotado pelo Santa Maria Soldiers.

De acordo com o head coach (técnico) do Snakes, Tiago Dallegrave, o fato da equipe não ter se classificado para a segunda fase do estadual, não afeta a avaliação do trabalho. “Estamos em um momento de consolidação de um estilo de jogo e, apesar dos resultados no Gauchão, creio que estamos no caminho certo”, analisa. Para Dallegrave, “o futebol americano é a busca pela evolução constante baseada no equilíbrio entre o ataque e a defesa, e é isso que estamos em busca”.

Expectativa de igualdade

Apesar do retrospecto contar a favor do Santa Cruz Chacais, os confrontos entre o time e o Bento Gonçalves Snakes sempre iniciam sem um grande favorito. A igualdade de forças dentro vivenciado no grupo das duas equipes no Gaúcho deve ser repetida no Grupo 5 da Divisão Sul da Liga Nacional. A chave ainda conta com o Ijuí Drones e o Foz do Iguaçú Black Sharks.

Para o confronto deste domingo, a comissão técnica do Snakes já projeta uma dura missão. “Nossos jogos contra os Chacais sãoi complicados e decididos nos detalhes. Acredito que não será diferente disso, mas o resultado espero que seja”, finaliza Tiago Dallegrave, crendo no triunfo do Snakes na estreia pela Liga Nacional de Futebol Americano.