O calendário da Liga Nacional de Futebol Americano (LNFA) previa para a temporada regular da competição duas partidas em Bento Gonçalves. O Snakes receberia na fase inicial o Porto Alegre Gorillas (jogo já realizado) e Criciúma Miners (na segunda quinzena de setembro), mas um acordo entre São Leopoldo Mustangs e a equipe de Bento Gonçalves garantiu mais uma partida para o Estádio da Montanha.

A mudança que era ventilada nos bastidores foi confirmada na tarde de segunda-feira, 14: São Leopoldo Mustangs e Bento Gonçalves Snakes fazem o duelo pela Divisão de Acesso do torneio nacional na Serra Gaúcha. Todavia a alteração do local da partida não muda o mandante do jogo.

De acordo com o presidente do Bento Snakes, Rodolfi Pizzi, apesar da partida acontecer na Capital do Vinho, a mandante segue sendo a equipe da Região Metropolitana de Porto Alegre. “O regulamento não permite que haja troca do mandante de nenhum confronto, até por que isso poderia tornar a competição descaracterizada, mas a alteração do local que sedia o jogo não tem problema”, explica.

A opção pela mudança teve dois motivos. O local de jogo em que o Mustangs costuma atuar é o Campo do Grêmio Esportivo Nacional. O estádio possui um custo elevado para ser alugado, o que dificulta o seu uso – afinal o futebol americano, mesmo que bastante organizado no país, segue sendo um esporte amador.

O outro fator que facilitou a mudança do jogo para o Estádio da Montanha é o bom público que comparece nas atuações do Bento Gonçalves Snakes, ao contrário das partidas em São Leopoldo. “Assim que soubemos da dificuldade oferecemos o nosso espaço. Contamos com aproximadamente 800 pessoas na rodada passada, então fez mais sentido trazer para cá”, afirma Pizzi. em jogos no Estádio da Montanha tem sido uma situação constante nos jogos do Snakes. Mesmo com a logística de viagem, foi pensado pelas diretorias dos times participantes do duelo que valeria a pena a mudança de local. Aproximadamente 90 quilômetros separam as cidades de São Leopoldo e Bento Gonçalves.

Este duelo será válido pela terceira rodada da Liga Nacional de Futebol Americano. O Snakes tem até o momento uma vitória e uma derrota na competição. Na estreia fora de casa, foi derrotado pelo Gaspar Black Hawks, em Santa Catariana, por 34×7; em casa veio a vitória sobre o Porto Alegre Gorillas por 24×23.

Bom público compareceu na última partida no Estádio da Montanha (Foto: Lucas Delgado)

O Bento Gonçalves Snakes sonha com a possibilidade de avançar de fase na LNFA pela primeira vez. Se ficar na segunda colocação do Grupo F, garante vaga no wild card. Além da disputa contra o São Leopoldo Mustangs, o Snakes também recebe o Criciúma Miners no fechamento da temporada regular. Há grande possibilidade desta partida ser uma espécie de decisão: quem vencer, deve confirmar vaga aos playoffs da Liga Nacional de Futebol Americano.