O estacionamento rotativo pago (Zona Azul) a partir de 1º de fevereiro contará um novo sistema de monitoramento eletrônico. A Área Azul é um estacionamento rotativo que visa, além de uma melhor ordenação dos veículos nas vias, à democratização do espaço público, por meio da delimitação do tempo de permanência (máximo de duas horas por vaga) e em Bento Gonçalves é operado pela Rek Parking por meio de concessão pública.

O monitoramento eletrônico irá contar com terminais portáteis, ou “Talonários Eletrônicos” de uso semelhante a um computador de mão (Palmtop/PDA). Neles, os monitores digitarão a placa do veículo e, através de um sistema integrado, saberão se o carro adquiriu a concessão para estacionar e se está dentro o tempo de permanência. O aparelho faz um rastreamento das vagas ocupadas irregularmente num raio de distância de 200 metros e transmite um sinal para os agentes de trânsito, que mesmo a distância saberá da existência da irregularidade, podendo desta forma realizar a fiscalização e tomar os procedimentos previstos no Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo o secretário municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro, entre os benefícios que a nova tecnologia irá proporcionar está a maior rotatividade no uso das vagas, pois os equipamentos irão facilitar o trabalho de monitoramento, “Além disso, irão conferir confiabilidade nos atos dos operadores e monitores”, salienta.

As informações armazenadas no terminal portátil serão transmitidas também por sinal de rádio para o banco dados da Secretaria. Cada aparelho é dotado de sistema de GPS, que permite saber a localização do veículo com precisão.

O investimento na aquisição dos equipamentos será feito pela empresa que detém a concessão do serviço desde 2009. O diretor operacional da Rek Parking, Eder Vasconcelos de Souza, explica que os aparelhos serão interligados. “Os monitores e os agentes poderão também anexar fotos das infrações com horários junto das Notificações de Pós Utilização e também nos Autos de Infrações de Trânsito, evitando possíveis questionamentos”, destaca

O novo sistema vai proporcionar ainda mais agilidade e garantias aos usuários, pois diminuem a possibilidade de erro dos monitores além de outras vantagens como rasuras em notificações escritas. “Vai facilitar muito o trabalho. É mais uma inovação que o trânsito de Bento recebe e que deverá agilizar o serviço dos monitores e dos agentes de trânsito. O que buscamos é melhorias que tragam beneficio para os usuários e para todo o sistema”, diz.

Sinalização

Inicia nesta terça-feira, 13 de janeiro, a renovação da pintura e sinalização da chamada “área azul”, do estacionamento rotativo pago na área central do município. De acordo com a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, será renovada toda a sinalização vertical e horizontal, com instalação de novas placas e pinturas, delimitando os espaços de estacionamento que serão numerados. O objetivo é melhorar o funcionamento do sistema com maior controle e monitoramento das vagas com vistas à implantação do sistema de monitoramento digital a partir de 1º de fevereiro.