Seguros com mais benefícios e menos custos podem ser feitos na sede da entidade a partir do mês de março

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, com extensão em Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira fechou mais uma importante parceria para beneficiar seus associados. A partir do dia 1º de março, a Pasqualotto Seguros estará em uma sala, na sede da entidade, dispondo de diversos seguros com condições especiais e diferenciadas.

Estarão disponíveis os seguros patrimoniais, residencial, de automóvel e máquinas agrícolas, pessoal e até mesmo de animais, além de orientações. O foco maior será o seguro agrícola, uma importante proteção que o produtor tem contra granizo e a geada. “Pensando nisso, o Sindicato buscou parceria com a seguradora que oferece o melhor seguro agrícola e que dá gratuitamente quatro coberturas especiais para quem é associado: queda de parreiral; perda de qualidade; ajuste de dano para grandes perdas e tratamento fitossanitário”, explica o presidente Cedenir Postal.

A parceria com a Pasqualotto já existiu vários anos atrás e tinha sido desativada, mas agora foi retomada, garantindo a praticidade do associado no momento de contratar um seguro. De acordo com Ricardo Pasqualotto, diretor da corretora, o seguro é a maneira mais barata de manter o patrimônio e o negócio. “A propriedade rural hoje é uma empresa, se não for bem administrada, pode quebrar. Ela é a única empresa que não tem telhado, então é mais importante do que qualquer outra empresa que a propriedade tenha um seguro”, salienta.

Postal, salienta a importância da contratação para quando ocorrer algum sinistro. “Se acontecer qualquer coisa, o agricultor tem todo o ciclo para produzir novamente, ou seja, deu um granizo e terminou a produção, não é uma coisa que renova e já produz; tem que esperar toda a safra, às vezes duas. Bem diferente de dar um sinistro no carro e em 15 dias o motorista já estará rodando com ele ou com outro. Entretanto, na agricultura, um granizo no parreiral pode acabar com toda safra”, afirma, complementando que hoje o agricultor sabe da importância do seguro para a propriedade. Com esta parceria, todos saem ganhando. Uma porcentagem do que for comercializado pela Pasqualotto, ficará para o Sindicato, sem custar mais para o associado e ainda lhe garantir outros benefícios, garante Postal.

Serviços

Além desta parceria, o sindicato ainda dispõe de diversos outros serviços ao associado. São médicos, dentistas, planos de saúde, massagista, assistência jurídica, área de recursos humanos, entre outros. “Fazemos toda a documentação da propriedade rural, desde a declaração do ITR, do CCIR, atualização do INCRA, Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, encaminhamento da aposentadoria, quem atinge a idade e sempre trabalhou na agricultura como segurado especial. Fazemos o encaminhamento sem custo nenhum para o associado. A gente recolhe toda a documentação, o que precisa para ser encaminhado ao INSS, faz as cópias dos talões de produtor, que é necessário dos últimos 15 anos, agendamento no INSS, além do cadastro de protetor solar gratuito para os agricultores e de topógrafo”, pontua o presidente.

O auxílio aos agricultores não para por aí. Toda a assistência e orientação necessária é repassada aos agricultores pela equipe de profissionais. “Estamos na fase final de cadastramento para emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf. Também temos um engenheiro agrônomo que atende terças, quartas e quintas de manhã e terças e quintas de tarde. Ele faz todos os projetos para o agricultor realizar os investimentos e custeio da produção. Praticamente toda operação é feita pelo Sindicato e o produtor só vai ao banco para assinar o contrato. Outros benefícios aos associados são as análises de solo, o cadastro ambiental rural, que é exigido quando se faz qualquer manutenção na propriedade, ou seja, investimentos, aviários, até mesmo para renovação de parreirais e para os novos”, esclarece Postal. Segundo ele, na declaração do ITR neste ano, será necessário o cadastro ambiental. Todos os agricultores podem ser atendidos pelo Sindicato, porém, os associados ao STR possuem um preço diferenciado para cada serviço.