O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) campus de Bento Gonçalves deve levar 30 dias para concluir a sindicância que apura o suposto caso de agressão de um professor contra dois alunos da instituição. Esse é o prazo estipulado para que todos os envolvidos sejam ouvidos pelo grupo de servidores destinados a apurar o que de fato ocorreu. O Instituto Federal não divulga quem já foi ouvido pela sindicância.

Na sexta-feira, 2 de setembro, uma denúncia feita pelo pai de um aluno, por meio de uma rede social, afirmava que os alunos tinham sido agredidos por um professor da Instituição. O pai de um dos alunos, que preferiu não se identificar, afirmou que está aguardando o resultado da sindicância. “Já tomamos as medidas necessárias, e queremos que a justiça seja feita”, afirmou.

De acordo com a diretora-geral do IFRS, Soeni Bellé, até agora ocorreu uma reunião com a presença dos pais dos alunos, do professor envolvido na denúncia, e de membros da coordenação. “Nós estamos trabalhando para tranquilizar a comunidade escolar, para receber os alunos de volta. A comissão está apurando o que ocorreu. Só queremos um ambiente de aprendizado adequado e que esses alunos sejam acolhidos de volta da melhor forma”, afirmou.

Segundo Soeni, os alunos devem voltar às aulas na segunda-feira, 12. Os pais optaram por mantê-los afastados durante a semana. O professor segue dando aulas normalmente na instituição até a conclusão da sindicância.