A instalação do sistema semafórico no cruzamento na rua Marechal Floriano nos entroncamentos com General Osório e Saldanha Marinho, foi realizada nesta quarta-feira, 27 de janeiro. O local é considerado um dos pontos mais movimentados da região central de Bento Gonçalves. A intervenção viária foi realizada pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu) e os semáforos já estão funcionando com sinal piscante de alerta para um período de teste da controlada e familiarização da população.

De acordo com o secretário Mauro Moro, é mais uma ferramenta pública de intervenção viária sendo instalada, a fim de racionalizar o fluxo, disciplinar a passagem de veículos e proporcionar equilíbrio ao trânsito do Centro da cidade. “Tentamos melhorar a passagem dos veículos com instalação de sinalização horizontal e vertical e não obtivemos grandes resultados, agora estamos instalando um equipamento que vai disciplinar e propiciar que todos tenham sua vez de passagem no entroncamento, possibilitando que o direito coletivo seja respeitado, o pedestre terá sua vez na passagem da faixa de segurança com a instalação da sinalização adequada e sem riscos de atropelamentos”, afirma.

A melhoria da sinalização ocorre paralelamente ao projeto de Revitalização do Quadrilátero Central, onde está sendo realizado o alargamento do passeio público da rua Marechal Floriano, entre Saldanha Marinho e Felix da Cunha. O sistema também vai auxiliar para a obra de alargamento do passeio público da rua Saldanha Marinho, entre Via Del Vino e Rua Ramiro Barcellos. A previsão é de que o novo sistema entre em operação normal antes do início das aulas, para que todos possam se adaptar a ferramenta, e assim programar-se em seus horários para passagem no entroncamento, destaca o secretário Mauro Moro.

Informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura.