Retirada deve ser feita nos correios até 31 de janeiro de 2018. Foto: Reprodução

Moradores de Bento Gonçalves, inscritos no Cadastro Único do Governo Federal poderão retirar kits gratuitos com conversores digitais e antenas. Os equipamentos permitem que aparelhos antigos de televisão recebam o sinal digital de TV e assim continuem a funcionar a partir de 31 de janeiro de 2018, quando o sinal analógico será desligado no Rio Grande do Sul. Segundo a Secretaria de Habitação e Assistência Social (Semhas), as entregas iniciaram em setembro e são realizadas pelos Correios.

No Rio Grande do Sul, a previsão é de que em janeiro do ano que vem, algumas regiões, incluindo a Serra Gaúcha, já utilizem somente a TV digital. Com a decisão, a fim de ampliar o acesso da população de menor renda a essa nova tecnologia, o município disponibiliza desde o dia 5 de setembro, kits com conversor e antena digital para os beneficiários de programas sociais do Governo Federal. Conforme a Semhas, em Bento Gonçalves cerca de sete mil unidades serão distribuídas.

Para o secretário da pasta, Marcio Pilotti, a ação visa oportunizar o acesso a novas tecnologias para todas as pessoas, independente de condição financeira. “Processos de melhoria tecnológica, como é o caso da transição para a TV digital, devem sinalizar para um futuro de perspectivas, jamais permitindo a marginalização e exclusão de classes menos favorecidas. Esta ação vem somar para que tenhamos uma Bento Gonçalves 100% digitalizada até 31 de janeiro”, garante.

Segundo a Semhas, até o momento já foram entregues mais de 400 conjuntos, possibilitados através da assinatura do Termo de Cooperação com a empresa Seja Digital, entidade responsável pelo processo de transição do sinal analógico para o digital em todo Brasil.

Ainda, de acordo com a secretaria, a responsabilidade de instalação fica por conta de cada família beneficiada e a entrega segue até janeiro, estando atrelada à disponibilidade.