Tornar mais ágil a abertura de um negócio. Este é um dos propósitos da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, a chamada Redesim. O termo de adesão será assinado nesta quinta-feira, 14 de agosto, durante a solenidade de abertura da 45ª Convenção Estadual Lojista. A novidade foi anunciada na noite de lançamento da 1ª Semana Municipal do Empreendedorismo, na segunda-feira, 11 de agosto.

Para o prefeito Guilherme Pasin essa tem sido uma preocupação da Administração Municipal. A morosidade do sistema no processo de legalização de uma nova empresa era a principal reclamação das pessoas que buscavam empreender no Município, o que levava, aproximadamente, 120 dias. “Com a integração de informações entre Município, estado e Governo Federal estamos diminuindo a burocracia, fator que impede o avanço do desenvolvimento”, destaca.

A Redesim, realizada através de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.”Vai ser vantajoso, porque a gente ganha tempo e dinheiro e não fica postergando o início das atividades. A informação vai ser mais precisa e mais rápida. Com certeza é um momento importante na gestão municipal em termos de organização e planejamento. Vai aproximar os conceitos de administração pública e administração privada”, afirma o 1° vice-presidente do Comércio da Câmara de Indústria e Comércio (CIC), de Bento Gonçalves, e diretor da Gráfica e Editora Bento, Laudir Piccoli.