É chegado o momento de refletirmos sobre o impacto que a educação no trânsito causa na sociedade. A programação da Semana Nacional do Trânsito, em Bento Gonçalves, inicia nesta quinta-feira, 18 de setembro, e segue até o dia 25, com o propósito de conscientizar pedestres e motoristas.

Com o tema “Cidade para as pessoas, proteção e prioridade ao pedestre”, a ação conjunta entre as Secretarias de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Turismo, Meio Ambiente e de Educação, visa promover a reflexão do cidadão sobre suas responsabilidades no sistema viário. Por outro lado, busca mostrar os benefícios do motorista ser mais paciente no trânsito. “A semana de educação para o trânsito é um momento de reflexão para a nossa comunidade, onde com atitudes e ações preventivas, podemos ter resultados significativos de resolução de conflitos e melhoria da qualidade de vida de pedestre e condutores no sistema de mobilidade urbana”, afirma o secretário Mauro Moro.

A Semana Nacional do Trânsito realiza-se anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro em todo território brasileiro. A data foi estabelecida desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997. A programação é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas por todos os órgãos e entidades que integram o sistema.

Programação
Dia 16 de setembro: Capacitação de professores para serem multiplicadores de Educação para o Trânsito nas Escolas Municipais (Ed. Infantil)

Local: Auditório da SMED
Horário: 8h

Dia 18 de setembro: Blitz Educativa; Entrega de flores e mensagens pelos alunos da Escola Maria Goretti. (Utilizar Uniformes dos Agentes de Trânsito Mirins)
Local: Av. Osvaldo Aranha
Horário: Das10h às 11h

Dia 23 de setembro: Sinaleira Humana; Seis pessoas vestidas nas cores dos semáforos.
Local: Rua Júlio de Castilhos com Via Del Vino
Horário: às 13h30min

Dia 24 de setembro
Capacitação de professores para serem multiplicadores de Educação para o Trânsito nas Escolas Municipais (Ens. Fundamental e Médio)
Local: Auditório da SMED
Horário: 14h

Dia 25 de setembro: Caminhada pela Vida no Trânsito
Tema: Cidade para as pessoas Proteção e Prioridade ao Pedestre
Local: Saída da estação da Maria Fumaça
Concentração: 9h30min/10h Saída

Dia 25 de setembro: Blitz Educativa
Abordagem de Veículos com ações educativas!
Local: Em frente ao Corpo de Bombeiros
Horário: Das 14h às 15h.