Cultura

Semana dos Museus de Bento inicia nesta terça-feira, 15

Da Redação
Escrito por Da Redação

Nesta terça-feira, 15,  às 18h30min, ocorre a abertura oficial da Semana de Museus, no Museu do Imigrante. Integrando a 16ª Semana Nacional de Museus, que ocorre de 14 a 20 de maio, o Museu do Imigrante elaborou uma agenda de atividades em horários alternativos ao funcionamento da instituição, de 15 a 19 de maio, que contemplam uma exposição, oficina, e lançamento de um informativo em dialeto Talian.

Diante do cenário e o impacto que a internet trouxe à vida das pessoas, o tema deste ano, escolhido pelo Instituto Internacional de Museus (Icom), será “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. A justificativa gira em torno dos locais precisarem buscar novos meios de se conectar com antigos e novos públicos.

De acordo com a museóloga, Deise Formolo, “a Semana de Museus propicia um diálogo importante para as instituições museais no Brasil que criam ações em torno de uma mesma temática. Esse ano o desafio está pautado na ênfase para o uso de diferentes formas de comunicação com o intuito de alcançar diferentes públicos. Nesse sentido, as atividades do Museu o Imigrante buscam fortalecer os laços com a comunidade bento-gonçalvense, com a elaboração de uma exposição com curadoria colaborativa entre o Museu e os familiares de Oly Pavoni, bem como, o oferecimento de ações criadas em parceria com o Circolo Trentino di Bento Gonçalves”, destaca.

O Instituto Nacional de Museus (Ibram) desde 2001 vem promovendo a Semana Nacional dos Museus. A ação é alusiva ao Dia Internacional dos Museus que se comemora no dia 18 de maio. Em Bento Gonçalves, o evento é realizado pelo Museu do Imigrante e pela Fundação Casa das Artes.

Programação

15/05 – 18h30min – Lançamento Jornal em Talian no Museu do Imigrante

Elaborado por Fernando Menegat Zanela em parceria com o Circolo Trentino di Bento Gonçalves, é um jornal em Talian com informações diversas sobre cultura e história.

15/05 a 29/06 – Exposição “Oly Pavoni: Memórias de Bento Gonçalves”

Vernissage – 15/05 – 19h, no Museu do Imigrante

A trajetória profissional do fotógrafo bentogonçalvense Oly Pavoni contada através de objetos e fotografias pessoais. Com uma parceria entre a família do fotógrafo e Museu do Imigrante, elaborou-se uma expografia que apresenta outros vieses sobre as visualidades de Bento Gonçalves.

Período de visitação: 15/05 a 29/06

Local: Museu do Imigrante

De terça a sábado – manhã das 8h30min às 11h30min. Tarde das 13h30min às 17h30min.

Visitação gratuita. Agendamento de grupos com mais de 25 pessoas pelo telefone (54) 3451-1773 ou pelo e-mail museudoimigrante@bentogoncalves.rs.gov.br

16/05 – 19h às 21h – Oficina de Canederli (nhoque com sopa)

Prática culinária que remonta à tradição dos primeiros imigrantes italianos da região nordeste do Rio Grande do Sul. Inscrições e informações pelo telefone (54) 3451-1773 ou por e-mail museudoimigrante@bentogoncalves.rs.gov.br. Com vagas limitadas.

18/05 – Noite no Museu – 17h

Trata-se de um evento cujo objetivo é integrar o Museu na dinâmica de Bento Gonçalves, criando um espaço de promoção econômica autônoma e regional, bem como de valorização das memórias da cidade, tendo como foco ampliação dos identitários entre os cidadãos e o Museu. Uma noite para celebrar histórias em ritmo de festa!

Horário: 17h às 23h

Atividades: Feira no pátio do Museu com diversos expositores contando com venda de produto artesanais dos mais variados segmentos; Atrações musicais; Gastronomia típica; Food Trucks

19/05 – Café com Memória, às 9h30min, na Fundação Cada das Artes

Será um café com debates sobre o tema Jornais e Jornalistas de Bento Gonçalves.

Jornalistas Henrique Alfredo Caprara (Jornal Semanário) e Itacyr Giacomello

Fonte: Ascom Prefeitura

Foto: Reprodução

Sobre o autor

Da Redação

Da Redação

redacao@jornalsemanario.com.br

Deixe um comentário