Em um recente estudo divulgado pelo Instituo Pró-Livro, o número de leitores no Brasil subiu de 50% da população para 56% – cerca de 105 milhões de pessoas que consumiram pelo menos um livro nos últimos três meses. Em Bento Gonçalves, na Biblioteca Pública, também foi notado um acréscimo da procura. E ações como a Semana do Livro, que ocorre até o dia 28 são parte do processo para o fomento do hábito da leitura.

As atividades do período especial foram iniciadas na segunda-feira, 23, o Dia Mundial do Livro. As ações organizadas pelo Poder Público variam de contação de livros até à piqueniques e encontros fora da Biblioteca.
Para a bibliotecária da Biblioteca Pública Castro Alves, Paula Porto Gautério, a Semana do Livro em Bento Gonçalves buscou dar prosseguimento ao trabalho do ano passado e ainda ampliá-lo. “Nós conseguimos diversificar a programação, chegar a um grande-alvo público. A intenção é o trabalho contínuo de fomento à leitura”, explicou.

Ainda segundo ela, o local é palco de práticas que envolvem outros segmentos da cultura ao longo de todo ano com o intuito de instigar a leitura para mais pessoas.

Além de oficinas e encontros em locais públicos, a própria Biblioteca Municipal está com uma “cara nova”. A fachada recebeu adornos que celebram a Semana do Livro da cidade. “Deixamos a frente do prédio decorada. Então quem circula vê que tem algo diferente. Por exemplo, um rapaz entrou aqui para perguntar o motivo da decoração, ou seja, acho que só o enfeite visual da entrada já desperta interesse das pessoas”, acredita.

Entre os movimentos da organização da Semana do Livro estão as contações de história para alunos de colégios do município e também encontros em locais públicos de Bento Gonçalves. Isso faz parte da estratégia dos organizadores. “A intenção é sempre trazer o público para dentro da nossa Biblioteca, mas se preciso for vamos até algum local para fazer atividades. É muito interessante termos visibilidade fora”, adiciona Paula.

Há, também, parcerias pontuais com algumas livrarias de Bento Gonçalves, resultando em descontos a fim de cativar os cidadãos a consumirem mais literatura. Na segunda-feira, dia da abertura da Semana, com o Livro Encontrado, a organização distribuiu gratuitamente cerca de 80 livros em locais movimentados da cidade. A expectativa é de que na sexta-feira, 27, uma nova medida assim leve mais livros à comunidade.

Mas não é apenas uma semana

A Semana do Livro de Bento Gonçalves é apenas um caso dentre tantos de um projeto de longo prazo para chegar a um público maior. Recentemente foi reativado o projeto “Era uma Vez”, que leva pequenos estudantes para a Biblioteca na contações de histórias semanais.

A tática dos responsáveis pela Biblioteca Pública Castro Alves, ao que tudo indica, tem conduzido a números positivos que convergem com o aumento estatístico de leitores no país. Segundo dados da bibliotecária Paula Porto Gautério, há mais procura por obras literárias. “Notamos o aumento de inscrições na Biblioteca, da procura e retirada por livros. Muito por conta do nosso processo técnico mais ágil, disponibilizamos mais livros e isso garante maior rotatividade”, confidencia.

A Semana do Livro de Bento Gonçalves acontece até o sábado, 28. Após a realização do período especial, a Biblioteca Pública Castro Alves colocará em prática o “Falando Sobre”, que serão palestras com temas atuais. A primeira edição será em 8 de maio e terá como tema os 30 anos da Constituição

O primeiro em 8 de maio na Fundação Casa das Artes sobre os 30 anos da promulgação da Constituição Federal que será comemorada em setembro.

Foto: Lucas Delgado