Selecionado formado por jovens tenistas do estado se prepara em clube da Capital do Vinho; uma das atletas convocadas é do município

Bento Gonçalves é o palco de atividades do tênis de base do Rio Grande do Sul, que se prepara para a Copa das Federações ao longo deste sábado, 9 de março. O Clube de Caça e Pesca Santo Huberto recebe cerca de 50 jovens atletas que formam a Seleção Gaúcha para treinamentos. Pietra Rivoli, caçula do grupo, é a única representante da cidade entre os selecionados.

O município acolhe os integrantes do selecionado para mais uma ação da Federação Gaúcha de Tênis (FGT) em cidades do interior. De acordo com o coordenador técnico da Seleção Gaúcha de Tênis, Matheus Wagner, essa medida visa a um impulsionamento da modalidade no estado. “Procuramos descentralizar da capital para fomentar o tênis em outras cidades. Fazer esse processo é justamente uma das obrigação da nossa Federação”, acredita. Antes da Capital do Vinho, Caxias do Sul, Lajeado e Santa Cruz do Sul já haviam sido utilizadas para o encontro.

Desde o ano passado a FGT já promove treinamentos em preparação para a competição que ocorre no segundo semestre, em Uberlândia/MG. Até a participação na competição, além do encontro em Bento, deverão ser realizados mais dois. A convocação final terá 32 nomes, sendo metade do naipe masculino e a outra do feminino. “Nós vamos em busca do nosso grande sonho que é trazer essa taça de campeão”, planeja Wagner.

Representante local

Entre as 24 jogadoras convocadas, há uma bento-gonçalvense. Aos 10 anos, Pietra Rivoli carrega consigo o sonho de seguir carreira profissional no tênis.

Ela está entre as competidoras de 12 anos, o grupo de idade inferior da competição nacional. Os dois anos de margem entre a sua idade e o limite são reverenciados por ela. “Eu me sinto muito honrada por ser a mais novinha de todas”, comemorou.

Pietra pratica tênis desde os quatro anos e tem o sonho de ser profissional – Foto: Divulgação

Ainda para Pietra, o fato de ser representante de uma cidade do interior do estado é outra condição que eleva a alegria por estar participando do selecionado da Federação Gaúcha de Tênis. “Normalmente os convocados são da capital e de clubes maiores, então é uma orgulho para mim, sendo de uma cidade como Bento. Fico feliz que a seleção vai estar no clube em que comecei a treinar desde pequena. É uma honra estar fazendo parte disso, de conseguir me destacar no tênis”, concluiu.

Formada no Clube de Caça e Pesca Santo Huberto, a jovem atleta atualmente se divide em treinamentos entre Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Três vezes por semana ela faz atividades no Recreio da Juventude.

Pietra Rivoli e os demais companheiros de Seleção Brasileira treinam entre a manhã e tarde de sábado no Clube de Caça e Pesca de Bento Gonçalves. As atividades podem ser acompanhadas pelo público.