Inicia na segunda-feira, 1º de setembro, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o HPV. Pré-adolescentes de 11 a 13 anos, que receberam a primeira dose, podem se vacinar gratuitamente nas escolas de Bento Gonçalves e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até dia 30 de setembro.

Maichel Manfredini, coordenador do setor de imunizações da Secretaria de Saúde, ressalta que só poderão receber essa segunda dose as meninas que se vacinaram na primeira etapa. “Para que a imunização seja completa, o esquema é composto por três doses e, como não podemos garantir que haverá outras disponíveis em poucos meses, só poderemos vacinar quem já se vacinou”, comenta. A primeira etapa aconteceu entre março e abril e atingiu 82% da meta (1.775 meninas). A terceira dose será disponibilizada daqui a cinco anos.

“As estudantes estavam bem conscientes, pois aquelas que não estavam na escola no dia da vacinação nos procuraram depois nas UBSs”, avalia Manfredini.

Para receber a dose, é preciso levar a carteirinha de vacinação. A campanha acontecerá nas escolas do município e, posteriormente, as vacinas será disponibilizadas nas unidades de saúde.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 1º de setembro.