Os mais de 60 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2015 começam a ser enviados nesta quarta-feira, 25 de fevereiro, através dos Correios. Para agilizar o processo, a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) montou uma equipe para realizar a revisão e a triagem para o envio.

O IPTU deste ano poderá ser pago em cota única até o dia 17 de março, com desconto de 10% sobre o valor total. O contribuinte que optar pelo parcelamento deve pagar a primeira parcela no mesmo dia. As demais vencem em 15 de maio, 15 de julho e 15 de setembro. As datas de pagamento foram fixadas pelos decretos N°8734 e N°8733 de 07 de janeiro de 2015.

O cidadão também pode optar pela emissão on-line da cobrança do imposto. Basta acessar o banner IPTU, que fica no menu lateral direito do portal do município www.bentogoncalves.rs.gov.br. Para o secretário Marcos Fracalossi, “esta é mais uma facilidade que a administração pública disponibiliza para o contribuinte, que pode emitir a guia de pagamento através da internet, realizando seu pagamento de forma on-line através do banco onde tem conta corrente. Nossa intenção é disponibilizar todas as ferramentas tecnológicas para facilitar o contribuinte”.

Caso até dia 12 de março, o carnê não for entregue pelo Correio, o contribuinte deverá solicitar segunda via na sede da Sefin ou emitir via on-line. Este ano, o índice de correção foi de 3,67%, que equivale ao Índice Geral de Preços-Médio (IGP-M) acumulado. O percentual é a metade da inflação de 2014, que chegou a quase 7%. Mais informações na sede da Secretaria de Finanças, que está localizada na avenida Osvaldo Aranha, 1075, sala 202, bairro Cidade Alta ou pelo fone (54) 3055.7118.