A Política de Humanização da Assistência à Saúde implantada pelo governo municipal desde 2013 está ampliando o acesso da população aos serviços de saúde no município. Uma estatística da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revela que, no ano passado, foram prestados 1.586,446 atendimentos no sistema de saúde pública de Bento Gonçalves. O que significa um acréscimo de 22% em relação a 2013, quando foram contabilizados 1,3 milhão de atendimentos.

O prefeito Guilherme Pasin destaca que a humanização na saúde implica em uma mudança na gestão dos sistemas de saúde e seus serviços. Essa mudança altera o modo como usuários e trabalhadores da área da saúde interagem entre eles. “A humanização na área da saúde tem como objetivo fornecer um melhor atendimento a população e melhores condições para os trabalhadores. Ainda de acordo com o prefeito esta humanização ocorre em várias áreas “É um processo que abrange diversos órgãos de governo”, aponta.

De acordo com o relatório da SMS, o maior volume de atendimentos aconteceu na atenção básica, com 720 mil atendimentos nos postos de saúde. Depois, vieram os serviços de urgência, onde foram registrados 626 mil atendimentos no Pronto Atendimento 24h, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outros de origem hospitalar e laboratorial. O levantamento também contabilizou 103 mil atendimentos no Setor de Saúde Bucal.

Para o prefeito, a elevação crescente do nível de atendimento demonstra que as ações e os investimentos estão produzindo resultado, o que significa mais qualidade de vida para a população. “A administração municipal tem realizado vários investimentos na área de saúde pública, com a reforma e ampliação de postos, a capacitação e a contratação de profissionais para incrementar o atendimento à população e na gestão. Os dados sobre saúde bucal, por exemplo, justificam ainda mais a construção do Centro de Especialidades Odontológicas, que qualificará a prestação deste tipo de serviço”, ressaltou.

A política de humanização da saúde integra o programa estruturante de governo denominado “Viver Bem” que visa a melhoria da qualidade de vida da população pode meio de ações nas áreas de saúde, habitação, assistência social, esporte, cultura e lazer.