Dentro do modelo de gestão, cidade contará com o Centro de Especialidades Odontológicas, a partir de 1º julho

A saúde bucal de Bento Gonçalves é destaque no Estado e no Brasil. Mesmo assim, na segunda-feira, 18, o setor de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou o novo modelo de gestão chamado de: “Revolucionando a Saúde Bucal de Bento Gonçalves”, para avançar na qualidade do serviço.
Segundos os indicadores do SISPACTO, do Governo Federal, Bento Gonçalves tem 42% de cobertura odontólogica da população, sendo a média do Estado, 46%.

Para alcançar e até superar a média estadual, a estrutura odontológica local já conta com 24 cirurgiões-dentistas e 21 auxiliares, que atendem nas nove Estratégias da Saúde da Família, 10 Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Referência Materno Infantil.

Um dos pilares do novo modelo é seguir contemplando e melhorando o atendimento às crianças nas escolas e também e adultos, segundo a Coordenadora de Saúde Bucal, Giovana De Bacco.
“Atendemos em parceria com a Secretaria de Educação, 61 escolas, totalizando 10.233 alunos. Ou seja, estamos cuidando dos nossos jovens, com trabalhos preventivos, e isso dará resultado lá na frente, quando adultos. Além disso, com as grávidas e seus companheiros e também, com pacientes com necessidades especiais. Com uma boa saúde, a qualidade de vida também melhora”, diz.

CEO, o orgulho novo modelo de gestão

Um dos diferenciais do projeto está no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no bairro Botafogo, que terá início de suas atividades no dia 1º de julho e que teve que atender aos requisitos do Ministério da Saúde. Nele, serão executados serviços de média e alta complexidade com tratamentos de várias especilidades, atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais e cirurgia.

Para chegar até o CEO, o paciente terá que passar pelas Unidades de Saúde dos bairros, que seguirão realizando os atendimentos de baixa complexidade.

O Prefeito Guilherme Pasin, comemorou as novas adequações ao serviço e os números do munícipio no setor. “O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) completa essa rede de atendimento, que inicia com o trabalho preventivo lá na infância. Um investimento feito para qualidade de vida do nosso cidadão. O que vimos hoje é um serviço oferecido em poucas cidades do Brasil, e podemos nos orgulhar em ser referência”, ressalta.

O Secretário de Saúde, Diogo Siqueira, destacou os avanços que esse modelo pode trazer à população. “Bento Gonçalves é referência e estamos à frente dos demais com esta linha de trabalho. Quando a Giovana apresentou o título como revolução da odontologia, me assustei, mas entendi que os resultados podem ser fantásticos, desde o tratamento básico ao de canal. Quantas crianças e jovens poderíamos ter salvo um dentição inteira. Assim, vamos resolver problemas que teríamos lá na frente”, falou.