O Cidadania em Movimento proporcionou no sábado, 27 de setembro, uma manhã de diversão, cultura e bem estar aos moradores do bairro São Roque. Promovido pela prefeitura, foi realizado no campo de futebol do 6º Batalhão de Comunicações (BCom) e teve como objetivo aproximar os moradores da administração, descentralizando atividades e reforçando o compromisso da gestão pública em facilitar o acesso da população aos serviços públicos. O evento integra o plano estruturante Mais Gestão, do governo municipal.

Todas as secretarias municipais, além de outras empresas e órgãos parceiros, foram distribuídas em barracas, onde prestaram informações para a comunidade em diversos setores. No espaço da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), por exemplo, foi possível conhecer mais sobre as 53 oficinas oferecidas pela Fundação Casa das Artes para crianças, jovens e adultos. Corte de cabelo, oficina de desenho livre, pintura artísticas no rosto, medição da pressão arterial e espaço para prática de esportes também atraíram o público. Tudo acompanhado por uma mateada, que forneceu erva-mate e água quente aos participantes.

Para animar o público, a manhã contou com diversas apresentações culturais. Algumas delas foram de integrantes do Projeto Semeador, da Secult, que tem como objetivo a valorização dos talentos locais. Pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), diversas escolas infantis e de ensino fundamental subiram ao palco. Destaque para os alunos da primeira escola em tempo integral do município, localizada no bairro São Roque, que será inaugurada oficialmente no dia 9 de outubro, dentro das comemorações da Semana de Aniversário de Bento. Os alunos apresentaram um trabalho com o tema “O que é cidadania”.

A prática de atividades físicas para as crianças ocorreu em dois pontos: na quadra de esportes, onde foi possível jogar futebol, a amarelinha e brincar com bambolês, e no circuito de esportes radicais, com a corda bamba e a tirolesa. Nas ruas próximas ao local do evento, foi realizado também uma blitz educativa pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT), que orientava os motoristas sobre os cuidados necessários no trânsito.

Na semana que antecedeu a promoção, outras ações foram realizadas no bairro, como a limpeza e pintura das ruas, poda de árvores, tapa-buracos, desentupimento de bocas de lobo, pintura de meio fio, de faixas de sinalização e instalação de placas de trânsito. Esta foi a quarta edição do Cidadania em Movimento neste ano. Desde o início do ano, os bairros Fátima, Progresso e Cohab já receberam o evento.