As festas de fim de ano, a troca de presentes e a animação até podem ter ficado para trás, mas as consequências dos excessos alimentares típicos dessa época permanecem por muito mais tempo. “Isso causa inchaço e desconforto”, diz a nutricionista Tatianna Sieiro, que aconselha: “para ajudar a eliminar essas toxinas do corpo o ideal é investir em alimentos naturais”.

De acordo com a profissional, começar o ano com uma dieta reforçada em frutas, verduras, legumes e grãos pode ajudar no processo. Com isso, a melhor dica, é investir em sucos e saladas.

Sucos

As versões mais eficazes são as que combinam frutas e vegetais, como o de maçã, laranja e cenoura. “Com essa mistura de ingredientes e sem a adição de açúcar, o corpo já começa a reagir de forma favorável”, explica ela, frisando que alimentos nutritivos e ricos em fibras auxiliam nas funções de limpeza do organismo. Outras frutas que podem ser combinadas são o abacaxi, o melão, a manga, o morango e o mamão.

De acordo com Tatianna, é possível tomar dois copos de suco por dia, no café da manhã ou no lanche à tarde. “Nunca junto com o almoço, pois fica muito exagerado”, recomenda.

Saladas

“Quanto mais colorida a salada, mais nutritiva”, diz. Ela indica preparar um prato com folhas verdes escuras, tomate, beterraba e pepino, temperando tudo com limão (que é uma fruta desintoxicante). Você também pode fazer versões com grãos e cereais, além de adicionar um grelhado de peixe ou frango e uma porção de arroz (para não dar tanta fome!).

Para Tatianna, essa pode ser a refeição no almoço ou jantar logo depois das festas. “Se adotar essa alimentação no dia seguinte à festa, já começa a ajudar. Mas esse é um hábito que tem que ser adquirido para todos os dias. Esse tipo de alimentação traz outros benefícios à saúde: hidrata a pele, melhora a qualidade do sono e da memória, além de estimular o sistema imunológico, evitando gripes e resfriados”, afirma.

Ajudinhas a mais!

Tatianna ainda conta que tomar bastante água ao longo do dia, de forma fracionada, e praticar exercícios durante a época de comilança também ajuda na eliminação das toxinas. “A atividade física aumenta a produção do suor, que sai levando as toxinas com ele”, diz.

Fonte: www.daquidali.com.br