A boa saúde e a estética dependem do equilíbrio do corpo, e seu desequilíbrio é o responsável pelas doenças. Um dos fatores mais importantes para a busca e manutenção desse equilíbrio são os alimentos que ingerimos, já que é deles que obtemos nutrientes para suprimos as necessidades nutricionais da pele, unhas, cabelos e de todo o corpo.
Diversos estudos já mostraram e comprovaram que maus hábitos alimentares, com deficiências nutricionais e excesso de gordura saturada, carboidratos simples e sódio, podem causar diversas alterações estéticas.
Portanto para garantir um corpo bonito e saudável, é importante que a ingestão e absorção de vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e lipídios aconteçam sem barreiras ou competições e também na quantidade adequada ao organismo.
Quando isso não ocorre os nutrientes não conseguem chegar aos locais alvos e efetivar os efeitos esperados, o que então pode gerar um desequilíbrio metabólico.
Este desequilíbrio pode resultar em alergias alimentares, acumulo de toxinas, alterações no teor de minerais e vitaminas detectados por exames, doenças (psoríase, hipotireoidismo, etc..), desordens estéticas (alterações nas unhas, cabelos e pele, presença de acne, manchas, celulite, flacidez, estrias, gordura localizada, envelhecimento precoce) e alterações no peso corporal.
Por acreditar que tudo no corpo humano tem uma causa e que nada nele é por acaso, a Nutrição Estética e Funcional se debruça com uma abordagem nutricional sobre uma série de desordens que vão de distúrbios gastrointestinais a problemas emocionais, passando por desequilíbrios nutricionais, inflamatórios, imunológicos, neuroendócrinos.
A nutrição estética e funcional aplica a ciência dos nutrientes de forma personalizada com o objetivo manter ou restabelecer o equilíbrio e o bem estar do organismo de cada pessoa a partir do diagnóstico de como anda a relação entre as suas células e os nutrientes. Atuando na melhora da saúde como um todo e ao mesmo tempo focando a melhora da autoestima e das desordens estéticas, refletindo em uma beleza duradoura.
Conforme a individualidade bioquímica de cada paciente, a prevenção ou o tratamento podem acontecer através de uma alimentação especial e de suplementação específica e personalizada, que deve ser indicada por uma nutricionista especialista em nutrição estética e funcional.

Michele Reginatto
Nutricionista Clínica