A natureza favoreceu Bento Gonçalves com paisagens que condizem plenamente com a fama de “toscana brasileira”, mas a mão humana, com frequência maior do que a desejável, atua justamente em sentido contrário. A reportagem do Semanário percorreu diversas ruas do Centro e das zonas Norte, Sul e Oeste do município e constatou que a grande maioria delas têm a rede de cabos e fios bem aquém do ideal. Em alguns casos, mais de 20 cabos ficam ligados a um mesmo poste, formando novelos que são duplamente indesejáveis. Primeiro, pela poluição visual, que muitas vezes impede a plena contemplação de cartões-postais; segundo, pelo perigo de acidentes, que põem em risco pedestres e moradores e podem interromper o fornecimento de serviços como luz, telefone, internet e TV a cabo.

Como em diversos outros males que afligem a cidade, há leis e iniciativas do poder público para combater o problema, mas falta fazer com que elas sejam efetivas. Em 2014, por iniciativa do vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), a lei municipal 5889/2014, sancionada no mesmo ano, obrigava que a empresa concessionária ou permissionária de energia elétrica a realizar o alinhamento e retirada dos fios inutilizados nos postes e a notificar as demais empresas que utilizam a estrutura como suporte de seus cabeamentos para realizar o alinhamento e retirada dos cabos e demais apetrechos inutilizados.

Em diversos pontos da cidade, a situação de fios e cabos em postes está bem aquém do ideal para uma cidade turística

Contudo, como em diversos outras situações, a lei teve efetividade apenas no papel, e seu cumprimento não foi devidamente fiscalizado, o que mantém centenas de linhas pretas contrastando com a beleza das obras e paisagens da Capital Nacional do Vinho e da Uva.

Os cabos e fios — justiça seja feita — não são os únicos vilões. A publicidade ao ar livre também tem a sua parcela de responsabilidade. Em alguns casos, os outdoors chamam mais a atenção do que prédios e monumentos. Por isso, a prefeitura criou, em 2015, a Lei de Publicidade e Propaganda, que delimita as dimensões e posicionamento de informes publicitários como outdoors, letreiros, painéis, entre outros, com o objetivo de padronizar e limitar as peças, proporcionando um ambiente com maior conforto ambiental e maior qualidade de vida. Nos últimos quatro anos, 764 empresas já foram notificadas por irregularidades.

Nos mesmos moldes, é imprescindível a ampliação do engajamento no combate aos descuidos por parte de concessionárias e empresas de cabeamento. O combate à poluição visual deve envolver, sem exceções, os que moram, trabalham e mantêm negócios em Bento. Estar de algum modo associado à boa imagem da cidade é lucro para todos.