As obras de pavimentação da rua Lajeadense, no bairro Municipal iniciaram nesta terça-feira, 27 de janeiro. Equipes da NCM Construções LTDA, empresa contratada pela prefeitura para executar os serviços, já estão com as máquinas no local, que receberá pedra basáltica. No total, serão pavimentados 900 metros. Inicialmente, a empresa executará os serviços de instalação da drenagem, com canos de concreto e caixas coletoras pluviais, além colocação de meios-fios.

O prefeito Guilherme Pasin esteve no local no final da tarde desta segunda-feira, 27 de janeiro, para conversar com os moradores. “Iniciamos com a pavimentação de duas ruas, o que já beneficiou bom número de moradores. Depois, avançamos mais, com a criação de projeto e abertura de licitação do Centro de Atendimento a Crianças (Ceacri)- Carrossel da Esperança. Agora, damos início a mais uma grande mudança no bairro, que tem como foco a valorização da comunidade”, salientou.

São 240 famílias que moram na rua Lajadense. Mas, ao todo, a obra deve beneficiar cerca de seis mil pessoas. A auxiliar de cozinha Juliana Lombardi relata a situação enfrentada diariamente. “Tem poeira o tempo todo. A casa nunca fica limpa. Meus filhos e os amigos deles também estão muito contentes. Vão poder andar de bicicleta e brincar com segurança”, comemora.

O pedreiro Lázaro de Quadro relata a que tem dificuldades em transitar pela rua de moto porque as pedras soltas e o desnível do terreno oferecem perigo. “Principalmente em dias de chuva, para causar um acidente, ou até atingir alguém no momento de uma freada brusca é muito fácil”, destaca.

Obras

A prefeitura já executa obras no bairro. Outras ruas já receberam melhorias no ano passado, entre elas as ruas Gema Piva e Volmir Capello. Segundo secretário de Governo, Enio De Paris, nos próximos dias também deverão iniciar as obras de construção do novo Ceacri do bairro. “Já concluímos o processo licitatório, há uma empresa habilitada, estamos aguardando o prazo recursal para assinar o contrato” informa.

A pavimentação basáltica da rua Lajeadense integra um conjunto de obras de revitalização do bairro que é um dos mais carentes em infraestrutura no município. Ao todo, serão investidos R$ 11 milhões. O projeto de reurbanização e saneamento no bairro começou em abril de 2012, mas devido a uma crise financeira nas contas municipais elas foram paralisadas em outubro daquele ano.

A atual administração refez os projetos e dividiu em três lotes as obras. São elas: execução de obras de esgoto cloacal, pavimentação e da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do projeto de Saneamento Integrado; construção do Ceacri; construção de unidades habitacionais com novas moradias para famílias localizadas em áreas de risco.