Com blitze em 15 cidades do Rio Grande do Sul, Detran RS, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e agentes de trânsito e guardas municipais uniram-se à Mobilização Nacional das Operações Lei Seca. A ação começou no sábado, 13 e se estendeu até as 4h de domingo, 14. Foram abordados mais de 5,2 mil veículos. Como resultado dos 1.568 testes do etilômetro realizados, 203 condutores foram retirados de circulação – 71 dirigiam sob o efeito de álcool e 132 recusaram-se a soprar o bafômetro. Além disso, 58 pessoas foram presas por crimes de trânsito.

As operações aconteceram em Porto Alegre, Carazinho, Erechim, Caxias do Sul, Pelotas, Gravataí, Cachoeirinha, Bento Gonçalves, Eldorado do Sul, Uruguaiana, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul e Erechim. No período de férias, Litoral Norte (Xangri-Lá) e Sul (Cassino) também tiveram blitze da Balada Segura.

Essa foi a segunda edição da mobilização promovida pela Comissão Representativa do Fórum Permanente das Operações Lei Seca da Associação Nacional dos Detrans, que estreou na Semana Nacional de Trânsito e tornou-se um evento permanente de alerta aos perigos do álcool na direção. A comissão prevê, a partir desse ano, blitze mensais com foco na embriaguez ao volante.

Em Bento Gonçalves, participaram da operação agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Brigada Militar, Polícia Civil e Detran. Os dados locais deverão ser divulgados no final do mês, junto com o relatório da Balada Segura.